Correio de Carajás

Graesp segue plano de voo para distribuição de imunizantes

Celeridade e agilidade marcam a entrega das vacinas por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em todo o interior do Estado, potencializando as medidas de enfrentamento à Covid-19 realizadas pela gestão estadual. 

Nesta sexta-feira (19), o último lote da oitava remessa de doses, recebidas nesta quarta-feira (17), começou a ser entregue nas primeiras horas desta manhã com destino a 12 municípios. Os voos com as vacinas seguiram para as cidades de Gurupá, Cametá, Soure, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná e Breves. Desse último, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) levou os imunizantes para Bagre, Melgaço e Portel. Ao todo, são empregadas quatro aeronaves do Graesp. Dois helicópteros e dois aviões. Dependendo das condições climáticas, no sábado (20), as doses serão entregues em Marabá e Conceição do Araguaia.

A última remessa de vacinas contra a Covid-19, ou seja, a oitava, chegou ao território paraense na última quarta-feira, 17. Foram entregues 117.400 doses de CoronaVac/Sinovac, imunizante desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan. O Pará já recebeu, ao todo, 660.040 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:

A distribuição teve início na manhã desta quinta-feira (19), com destino a Santarém, de onde as vacinas foram conduzidas para a região da Calha Norte e para o arquipélago do Marajó, chegando a municípios como Afuá, Chaves e Anajás. Para o diretor do Graesp, Coronel Armando Gonçalves, o grupamento, mais uma vez segue colaborando para ajudar a salvar vidas.

“O grupamento aéreo tem um leque de atuação gigantesco. Desde a operações policiais, até transporte aeromédico, de animais, agindo também na proteção dos banhistas na praia, quando permitido e, agora, desde quando teve início, na distribuição das vacinas. Portanto, é muito gratificante para nós quanto profissionais da segurança pública levar os imunizantes e esperança para todo o estado do Pará de forma célere e com segurança”, afirmou o diretor, Coronel Armando Gonçalves. (Agência Pará)