Correio de Carajás

Governo itinerante encerra com êxito a passagem por Marabá

Mais de seis milhões de reais foram garantidos pelo governador Helder Barbalho para reconstrução da Escola Estadual de Ensino Médio e Integral Dr. Gaspar Vianna, em Marabá. Com cerca de 700 estudantes matriculados, em junho do ano passado a escola teve parte da estrutura incendiada, isso depois de o teto de um dos prédios ter desabado, forçando a paralisação das aulas. Atualmente, os estudantes estão provisoriamente realocados em um prédio alugado.

O anúncio foi feito pelo governador em balanço sobre a passagem do governo itinerante pela região sul e sudeste do Pará, em decorrência Programa Governo Por Todo o Pará. Conforme ele, ao se reunir com os representantes de 39 municípios desta região se deparou com uma reclamação grave e comum a todos: o sucateamento da educação pública.

“Em todos (os municípios) a situação da educação é absolutamente dramática e isso me incomoda profundamente porque não é possível pensarmos no futuro deste estado sem investimento em educação e lamento que tenham deixado chegar a educação pública do Pará no estágio em que lamentavelmente se encontra”, comentou.

Leia mais:

O governador afirma ter autorizado que em todos estes municípios as escolas passem por reformas e sejam viabilizadas novas obras. “Nosso planejamento só para esta região é de que 40 escolas serão entregues reformadas, recuperadas, reconstruídas. Inclusive, em Marabá, para a escola Gaspar Viana que em maio do ano passado ficou famosa quando caiu o teto e quando pegou fogo, autorizamos início das obras de reconstrução. São mais de R$ 6 milhões e vamos avançar para que possamos recuperar o tempo perdido e garantir a reconstrução da educação, para virarmos essa página e garantir que a educação no estado seja um orgulho para todos nós”.

Falou também sobre o anúncio de isenção de impostos para alavancar a retomada da atividade do ferro gusa em Marabá. “Desde 2008, com a crise mundial, acabaram se fechando diversas guseiras em Marabá, que geravam cerca de 10 mil empregos. Tomamos medida importante e estamos isentando de impostos a atividade, o que vai reduzir em 17% o valor do produto no estado, aumentando competitividade e atratividade”, declarou.

A expectativa, acrescenta, é reaquecer a atividade e gerar próximo de 7 mil empregos na região. Além disso, a ação faz parte de uma estratégia para que verticalização mineral no Estado do Pará. “Essa é a primeira etapa e a ideia no segundo semestre é que consigamos trazer a tão sonhada notícia da verticalização em que o minério de ferro extraído no nosso estado não vá embora pelos trilhos dos trens levando desenvolvimento para outros estados e outros países. Queremos aqui deixar resultados com o anúncio da siderurgia com aços laminados que vai gerar toda uma cadeia de produção, com emprego e desenvolvimento para todo o estado”.

Nesta semana de trabalhos desenvolvidos no sudeste paraense, o governador anunciou, ainda, a duplicação da Rodovia BR-222, no trecho entre a ponte do Rio Tocantins até a Transamazônica (BR-230), no Quilômetro Seis. “Um investimento de cerca de R$ 36 milhões para organização urbana do trânsito do município de Marabá, assim como a Transcarajás que vai interligar Parauapebas, Canaã (dos Carajás) até o km 710 da BR 155 e até o Estado do Tocantins, numa nova tentativa de interligação entre as regiões do estado”.

OUTROS MUNICÍPIOS

Com prefeitos dos demais municípios, o governador afirma ter discutido a precária situação das estradas vicinais cortadas. “Há dificuldades de escoar de produção. Essa região tem uma atividade agrícola – seja da produção de grãos, seja da pecuária forte – e estradas muito danificadas. Firmei parceiras com os municípios para ajudar cada cidade a fazer com que suas estradas sejam trafegáveis”.

Também em sistema de parceria, declarou, o estado vai investir na recuperação de hospitais que estão paralisados e sem atendimento. “Queremos recuperar o atendimento para que as pessoas não tenham que se deslocar de seu município para outras cidades para terem atendimento, principalmente para Marabá”.

Helder se disse satisfeito por ter participado do governo itinerante durante esta semana, anunciando obras e retomando agendas importantes para a região com objetivo de oportunizar geração de emprego e de desenvolvimento. “Atendemos os municípios ouvindo, construindo soluções, dando encaminhamento para agendas que são absolutamente sensíveis para esta região. A ideia é que possamos aproximar o governo do estado de todas as regiões do Pará para que efetivamente o estado possa chegar em todos os cantos e termos essa relação de ouvir e, acima, de tudo termos a capacidade de agir para entregarmos para a população serviços, obras e benefícios. (Luciana Marschall)

Saiba Mais

Helder se disse satisfeito por ter participado do governo itinerante durante esta semana, anunciando obras e retomando agendas importantes para a região com objetivo de oportunizar geração de emprego e de desenvolvimento.

Governo reafirma compromisso com desenvolvimento

A revitalização do Distrito Industrial de Marabá e o apoio às empresas locais e às que desejam se instalar na região foi a tônica do discurso do governador Helder Barbalho em visita realizada às instalações da empresa Sinobras, na noite da quinta-feira (4), em Marabá. Aproveitando um intervalo entre as reuniões com dirigentes locais, ele fez uma pausa para a visita e ouviu empresários da Associação Comercial de Marabá.

Após a visita à Sinobras, no Distrito Industrial, o governador com o empresariado local
Foto: Divulgação

Uma das cinco empresas do grupo Aço Cearense, a Sinobras gera 1,3 mil empregos diretos no município e tem importância vital para o desenvolvimento da região. Acompanhados pelo presidente Vilmar Ferreira e o vice-presidente do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa, o governador e sua comitiva visitaram as instalações da empresa numa área total de 139.284 hectares de extensão, onde se dá o processo de laminação de vergalhões de aço. Anualmente, a empresa produz 380 mil toneladas de vergalhões.

O apoio do estado à atividade produtiva e à revitalização do Distrito Industrial de Marabá são expectativas do setor industrial, explanadas pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), Raimundo Nonato Araújo Júnior. Esse e outros temas, relativos ao desenvolvimento e à verticalização da produção local, estão contidos em um documento entregue ao governador.

Helder reafirmou o desejo de parceria com as entidades que representam os segmentos da sociedade: “Nosso governo vai estar sempre aberto ao diálogo, ao aconselhamento, às críticas, como também às contribuições que possam permitir que consigamos acertar em políticas públicas e no aperfeiçoamento que permita a construção de um ambiente de atração de negócios”, comentou.

O vice-presidente de Operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa, manifestou otimismo diante da fala do governador: “Ficamos muito bem impressionados com a pró-atividade do governador em vir ao nosso encontro e ouvir as necessidades das empresas marabaenses. Com isso, fica clara sua preocupação com o desenvolvimento da nossa região e de todo o Estado do Pará”. (Com Ag. Pará)