Correio de Carajás

Governo do Pará traz Policlínica Itinerante ao Centro de Marabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A grande estrutura de serviços da Policlínica Itinerante do Governo do Pará já está atendendo em Marabá desde a manhã desta segunda-feira (8) e seguirá até o dia 15 de junho. As carretas com os consultórios e tendas foram colocados na confluência da Rua 5 de Abril com a Av. Getúlio Vargas, de frente para a Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.

Estão sendo ofertadas consultas médicas, exames clínicos e de imagem, além de medicação, caso haja indicação médica, para tratamento de sintomas leves e moderados da covid-19. Os atendimentos serão realizados sempre das 8h30 às 17h30.

Leia mais:

Desde que o projeto iniciou, 14 municípios já foram contemplados e mais de 18 mil atendimentos. A modalidade móvel foi criada pelo governo do Estado à medida que a pandemia da doença passou a avançar para os municípios do interior.

Assim como na capital, o atendimento é voltado ao tratamento precoce identificado nos sintomas leves e moderados. O objetivo principal é evitar o agravamento de casos para aumentar as chances de recuperação dos pacientes. Ao mesmo tempo, a conduta adotada na Policlínica Itinerante auxilia no desafogamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de referência, que podem se dedicar aos casos mais graves.

ENTENDA

A estrutura da Policlínica Itinerante é montada conforme a demanda do município e conta com caminhão, tendas, cadeiras, consultórios e equipe multiprofissional. “Estamos trabalhando com várias frentes. São diversos pontos itinerantes, e a alguns lugares precisamos ir de helicóptero, avião, barco. Tem lugar a que as carretas chegam, a outros não. Esse é o grande desafio que enfrentamos”, diz o coordenador de Contingência da Policlínica, médico Sipriano Ferraz.

O atendimento humanizado é um dos atrativos do serviço. “Chegamos às cidades com carinho, amor e atenção, oferecendo atendimento de qualidade, em que o paciente passa por todos os nossos pontos da linha de produção – recepção, triagem de enfermagem, atendimento médico. Quando há necessidade, já prescrevemos a tomografia de tórax e liberamos o laudo na hora. Ou também quando é preciso, fazemos os exames laboratoriais básicos, e o cliente já sai com o medicamento”, acrescenta Sipriano.

Dona Etelvina Assis elogiou a iniciativa da Policlínica

ITINERÁRIO EM MARABÁ

A Praça Duque de Caxias é o ponto de atendimento apenas para os dois primeiros dias, ou seja, permanece ali ainda nesta terça-feira (9). Depois ocorre nova mudança para: entorno da Praça do Novo Horizonte, no Complexo Cidade Nova, nos dias 11 e 12 e, depois a estrutura será instalada no Ginásio Municipal Folha 16, na Nova Marabá, nos dias 14 e 15.

Na região Rio Capim, o município de Dom Eliseu recebe a Policlínica Itinerante na Escola Estadual Luiz Gualberto Pimentel, situada na Rua Santa Terezinha. A população poderá contar com o serviço até terça-feira (9). Na Ilha do Marajó, a cidade de Bagre será a primeira a receber a estrutura em terra. O atendimento ocorrerá na Escola Antonio Farias Filho, no bairro Veterano.

REPERCUSSÃO

Etelvina Assis foi uma duas das marabaenses atendidas nesta segunda-feira, quando o movimento ainda estava tímido na Policlínica. Mesmo sem sintomas mais claros de covid-19, mas com dificuldades pulmonares, ela foi atendida e medicada. Ao sair e falar com o Correio de Carajás, elogiou a iniciativa e a estrutura da Sespa. “Fui muito bem atendida, bem rápido e gostei dos profissionais que estão aqui”, respondeu. (Da Redação)

Pacientes passam por triagem e consultas médicas
Carretas carregam consultórios itinerantes e equipamento de ponta

Fotos: Josseli Carvalho

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…