Correio de Carajás

Governo do Pará traz Policlínica Itinerante ao Centro de Marabá

A grande estrutura de serviços da Policlínica Itinerante do Governo do Pará já está atendendo em Marabá desde a manhã desta segunda-feira (8) e seguirá até o dia 15 de junho. As carretas com os consultórios e tendas foram colocados na confluência da Rua 5 de Abril com a Av. Getúlio Vargas, de frente para a Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira.

Estão sendo ofertadas consultas médicas, exames clínicos e de imagem, além de medicação, caso haja indicação médica, para tratamento de sintomas leves e moderados da covid-19. Os atendimentos serão realizados sempre das 8h30 às 17h30.

Leia mais:

Desde que o projeto iniciou, 14 municípios já foram contemplados e mais de 18 mil atendimentos. A modalidade móvel foi criada pelo governo do Estado à medida que a pandemia da doença passou a avançar para os municípios do interior.

Assim como na capital, o atendimento é voltado ao tratamento precoce identificado nos sintomas leves e moderados. O objetivo principal é evitar o agravamento de casos para aumentar as chances de recuperação dos pacientes. Ao mesmo tempo, a conduta adotada na Policlínica Itinerante auxilia no desafogamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de referência, que podem se dedicar aos casos mais graves.

ENTENDA

A estrutura da Policlínica Itinerante é montada conforme a demanda do município e conta com caminhão, tendas, cadeiras, consultórios e equipe multiprofissional. “Estamos trabalhando com várias frentes. São diversos pontos itinerantes, e a alguns lugares precisamos ir de helicóptero, avião, barco. Tem lugar a que as carretas chegam, a outros não. Esse é o grande desafio que enfrentamos”, diz o coordenador de Contingência da Policlínica, médico Sipriano Ferraz.

O atendimento humanizado é um dos atrativos do serviço. “Chegamos às cidades com carinho, amor e atenção, oferecendo atendimento de qualidade, em que o paciente passa por todos os nossos pontos da linha de produção – recepção, triagem de enfermagem, atendimento médico. Quando há necessidade, já prescrevemos a tomografia de tórax e liberamos o laudo na hora. Ou também quando é preciso, fazemos os exames laboratoriais básicos, e o cliente já sai com o medicamento”, acrescenta Sipriano.

Dona Etelvina Assis elogiou a iniciativa da Policlínica

ITINERÁRIO EM MARABÁ

A Praça Duque de Caxias é o ponto de atendimento apenas para os dois primeiros dias, ou seja, permanece ali ainda nesta terça-feira (9). Depois ocorre nova mudança para: entorno da Praça do Novo Horizonte, no Complexo Cidade Nova, nos dias 11 e 12 e, depois a estrutura será instalada no Ginásio Municipal Folha 16, na Nova Marabá, nos dias 14 e 15.

Na região Rio Capim, o município de Dom Eliseu recebe a Policlínica Itinerante na Escola Estadual Luiz Gualberto Pimentel, situada na Rua Santa Terezinha. A população poderá contar com o serviço até terça-feira (9). Na Ilha do Marajó, a cidade de Bagre será a primeira a receber a estrutura em terra. O atendimento ocorrerá na Escola Antonio Farias Filho, no bairro Veterano.

REPERCUSSÃO

Etelvina Assis foi uma duas das marabaenses atendidas nesta segunda-feira, quando o movimento ainda estava tímido na Policlínica. Mesmo sem sintomas mais claros de covid-19, mas com dificuldades pulmonares, ela foi atendida e medicada. Ao sair e falar com o Correio de Carajás, elogiou a iniciativa e a estrutura da Sespa. “Fui muito bem atendida, bem rápido e gostei dos profissionais que estão aqui”, respondeu. (Da Redação)

Pacientes passam por triagem e consultas médicas
Carretas carregam consultórios itinerantes e equipamento de ponta

Fotos: Josseli Carvalho