Correio de Carajás

Glepa e GOB firmam tratado de mútuo reconhecimento

Assinatura do tratado em Brasília na manhã de ontem/ Foto: Divulgação

O dia 23 de agosto de 2019 fica marcado como mais um dia histórico na cronologia da Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (Glepa). A potência maçônica assinou um novo tratado de mútuo reconhecimento com o Grande Oriente do Brasil (GOB), estabelecendo de vez, a retomada do relacionamento pleno entre os maçons de ambas as potências. A assinatura do documento ocorreu nesta manhã no templo da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal.

A Glepa estava representada pelo seu Sereníssimo Grão-Mestre Edilson Araújo, e pelo Grande Secretário de Relações Exteriores André Gondim. Pelo Grande Oriente, quem assinou foi o Soberano Grão-Mestre Geral Múcio Bonifácio.

“Exorcizamos, de vez, todos os problemas que nos separaram por alguns anos. Somos obreiros de uma mesma messe. Somos pedreiros de uma mesma obra. Nada justifica a divisão entre nós. Unidos somos mais fortes. Viva a Maçonaria Brasileira!”, escreveu o SGM Edilson, ao relatar aos irmãos do Pará a grande novidade.

Leia mais:

As relações entre GOB e Glepa vinham estremecidas nos últimos anos e os entendimentos para a retomada ganharam fôlego desde o ano passado, graças a diplomacia e ações do Grão-Mestre da Grande Loja e sua equipe.

RELAÇÃO MODERNIZADA

O ponto alto é o novo tratado que toma o lugar de um outro documento similar do passado, que estava revogado e que remontava a 1967. Nesta nova versão, o texto e artigos modernizam essa relação entre as potências, embora prevejam situações que já eram tratadas na versão anterior como: o não aceite de filiação de membros punidos ou de candidatos rejeitados pela potência coirmã.

Também ficou acertado que Glepa e GOB vão trabalhar na criação de mecanismos de comunicação que facilitem a troca de informações que favoreçam o fiel cumprimento do que foi acordado.

OUTROS GRÃO-MESTRES

Na mesma solenidade, também foram assinados tratados entre as Grandes Lojas do Rio Grande do Norte e Tocantins junto ao GOB e, de outro lado, 21 tratados de grandes lojas com lojas da Comab nos estados.

O Grão-Mestre paraense Edilson Araújo permanece em Brasília ao longo desta sexta-feira (23) para participar de Sessão Solene do Senado Federal em homenagem ao Dia do Maçom. (Da Redação)