Correio de Carajás

Gilberto Gil é eleito para a cadeira 20 na Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil, de 79 anos, é eleito para a cadeira 20 na Academia Brasileira de Letras — Foto: Divulgação

Eleição aconteceu nesta quinta-feira (11), sem a presença do cantor e compositor baiano. Ele foi eleito com 21 votos e deve tomar posse só em março de 2022.

O músico baiano Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito por maioria absoluta à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na tarde desta quinta-feira (11). Ele foi eleito com 21 votos.

Gil acompanhou a votação em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, já que uma norma da ABL proíbe que candidatos participem da sessão.

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, acadêmico Marco Lucchesi.

Leia mais:

 

Também concorreram o poeta Salgado Maranhão (7 votos), e o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto).

Participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual — um não votou por motivo de saúde. Foram 4 votos em branco e 2 nulos.

Gilberto Gil é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical cuja obra se confunde com a própria música brasileira. O artista tem 9 prêmios Grammys. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco.

São dele os clássicos “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir”, “A Novidade”, “Cálice”, “Esotérico”, “Divino Maravilhoso”. Ele tem uma extensa discografia com mais de 60 álbuns e quase 4 milhões de cópias vendidas.

Em 2001, Gil foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Ele também foi ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante dois mandatos do ex-presidente Lula.

Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano.

Antes, a cadeira 20 estava ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. Outros ocupantes foram Salvador de Mendonça (fundador) – que escolheu como patrono Joaquim Manuel de Macedo –, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

Fernanda Montenegro ocupa cadeira 17

 

Fernanda Montenegro em foto de 16 de janeiro de 2018, no Rio de Janeiro — Foto: EDUARDO NICOLAU/ESTADÃO CONTEÚDO
Fernanda Montenegro em foto de 16 de janeiro de 2018, no Rio de Janeiro — Foto: EDUARDO NICOLAU/ ESTADÃO CONTEÚDO

No dia 4 de novembro, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita por maioria absoluta à cadeira de número 17 da ABL. Ela recebeu 32 dos 34 votos dos acadêmicos — 2 foram brancos.

“É algo assim, é uma viagem no imaginário, uma viagem no sublime. A minha arte não é imortal. A arte do ator é enquanto ele está ali vivo, presente em carne e osso. Mas, de uma forma poética, vamos dizer que é imortal”, disse a atriz em entrevista a Malu Gaspar, do Jornal O Globo.

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

A Escola Educar, localizada no Bairro Cidade Jardim, está sendo alvo de denúncias por maus-tratos. De acordo com responsáveis, várias…
Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizam reparo na tubulação localizada…
País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação a maio. É…
Quem é o jovem que diz ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano

Quem é o jovem que diz ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano

O holandês Boyan Slat tinha 16 anos quando, em uma viagem para fazer mergulho submarino na Grécia, encontrou mais sacolas…
Homem se atrapalha e deixa anel de R$ 6 mil cair no lago durante pedido de casamento

Homem se atrapalha e deixa anel de R$ 6 mil cair no lago durante pedido de casamento

Pedidos de casamento são únicos e inesquecíveis para os noivos, mas um em particular vai ficar marcado por outro motivo.…
Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

A partir de hoje (1º), todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente ou importados, devem exibir a nova Etiqueta…