Correio de Carajás

Galeria Vitória Barros abre hoje o 10º Ver-a-Cidade e lança catálogo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na noite desta sexta-feira, a partir de 19 horas, a Galeria Vitória Barros abre as portas para receber os visitantes da 10ª edição do VER-A-CIDADE, um projeto desenvolvido sempre no mês de abril em celebração ao aniversário de Marabá. Ao completar uma década de história, o VER-A-CIDADE recebeu 66 fotógrafos selecionados, com 195 fotografias ao todo. Este ano, há premiação em dinheiro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os quatro primeiros colocados recebem hoje à noite R$ 250,00, cada.

Natacha Barros, organizadora da mostra, observa que “muitas transformações ocorreram no meio técnico e na forma de nos relacionarmos com a imagem fotográfica desde a primeira edição do evento, em 2010. Neste ano, a intenção de comemorar os 106 anos da cidade de Marabá, trouxe à Galeria um conjunto muito diverso de olhares inesperados sobre a cidade. Fotógrafos convidados e estudantes do curso de Pedagogia, sobre a orientação do professor Alixa Santos fizeram uma grande exposição, com centenas de fotos que tornavam a cidade a cada olhar mais desvelada”.

Para ela, não à toa, o projeto não pode parar. A expectativa de ter novas referências visuais da cidade, o que criou um ânimo inconteste para Galeria e para autores diversos. “Era necessário organizar novamente e tornar possível cada vez mais olhares, dos mais tradicionais aos mais criativos. Desde então, anualmente no calendário da cidade, o VER-A-CIDADE se faz presente, comemorando o aniversário de Marabá e celebrando novas parcerias com a comunidade”.

Leia mais:

Natacha ressalta que ao chegar aos 10 anos, a Mostra tem a missão de inovar, mesmo com a consciência de que ainda há muito que se fazer pelo projeto. “Cada ano nos avaliamos, testamos, e indagamos o que pode ser aperfeiçoado neste processo, como na questão de tornar acessível e de estimular a pesquisa a este arquivo imagético, que se constituiu ao longo dos anos, e que já possui cerca de 2 mil imagem de Marabá”.

Esta edição comemorativa traz como convidado especial a instituição que apoiou e ajudou a criar este projeto, a UNIFESSPA. Na época, a universidade federal ainda não tinha criado independência, e atuava como campus da UFPA em Marabá. Havia somente um Núcleo de Arte Educação, coordenado pelo professor Alixa Santos que, em 2014, já com Universidade do Sul e Sudeste, criou o curso de Licenciatura em Artes Visuais. “Trazemos hoje, como reconhecimento de esforços contínuos para educação artística na cidade, uma pequena mostra das experimentações destes alunos no curso de artes, na intenção de merecer uma produção criativa que atravessa multilinguagens”.

Aos colaboradores e parceiros que se inscreveram ano a ano na mostra, a direção reservou o tão esperado catálogo do VER-A-CIDADE, que trará um compilado destes dez anos de projeto, com imagens e textos que irão rememorar e agradecer uma a uma das pessoas que fizeram esta mostra ter o alcance e a projeção que alcançou.

O lançamento do catálogo será realizado dentro da programação de encerramento do X VER-A-CIDADE, em uma noite especial, com música, poesia, amigos e muito bate-papo.

Uma comissão julgadora avaliou todos os trabalhos fotográficos e discutiu os que mais se enquadravam dentro da proposta, tendo como identificação somente os títulos das obras. Assim, os membros da comissão escolheram as seguintes imagens e seus respectivos autores: Antônio Morbach Neto, com Luta pelo espaço e Rainha; Milton Rocha, com as fotos Matadouro I e II; Rayda Matias Lima, com Transporte Ribeirinho, Pousada do Sol e Retrato de uma longa jornada; e Vitória Kênia, com as fotos Porto Seguro, Estradas da Vida e Sem Destinos.

Mais

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá para esta terça-feira

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá para esta terça-feira

Por meio de seu blog na Internet, a Subsede local do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepp) anunciou, nesta segunda-feira,…
Banco Central abre consultas para saques e trocos via Pix

Banco Central abre consultas para saques e trocos via Pix

Até 9 de junho, correntistas e clientes de todo o país poderão apresentar sugestões para que o Banco Central (BC)…
Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

A pandemia da covid-19 consolidou a internet como principal plataforma de entretenimento no Brasil. A rede está repleta de programações…
Petrobras firma contrato para construção de sétima plataforma

Petrobras firma contrato para construção de sétima plataforma

A Petrobras divulgou hoje (10) que assinou contrato para construção da P-78, sétima unidade a ser instalada no campo de…
79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

Pesquisa realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC) junto a compositoras, intérpretes, musicistas, produtoras fonográficas e técnicas, não necessariamente associadas…
Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Fiocruz investiga transmissão da covid-19 entre crianças e adultos

Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com outras instituições de pesquisa constatou uma transmissão mais frequente…