Correio de Carajás

Fundação Zoobotânica de Marabá adota filhotes de onça pela 2ª vez

Dois filhotes de onça pintada (fêmeas) foram resgatados em uma fazenda em Cumaru do Norte, cerca de 500 quilômetros de Marabá. O resgate foi feito por equipes da Fundação Zoobotânica de Marabá, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Ministério Público Estadual.

Os animais foram encaminhados para a Fundação Zoobotânica de Marabá, onde receberam atendimento veterinário, que identificou o sexo e ainda indicou que as onças têm cerca de quatro meses de vida. Além disso, os filhotes foram batizados de “Simone e Simaria”, em homenagem às cantoras de sertanejo.

Segundo o biólogo Manoel Ananis, gerente da FZM, que participou da ação de resgate, as onças estavam alojadas em um espaço pequeno e insalubre, correndo o risco de morrerem em poucos dias, até porque estavam magras, recebendo alimentação inadequada. Uma delas, inclusive, apresentava ferida no rabo e já tinha até larva de mosca.

Leia mais:

As pessoas da fazenda disseram que acharam as onças quando encontraram uma vaca morta no pasto da propriedade e os filhotes estavam lá, comendo a carcaça e a mãe não foi vista por perto. “Elas estavam debilitadas e haviam sido colocadas num local insalubre há alguns dias. Uma pesava 5,4 quilos e a outra 6 quilos”, explica.

Quando os animais chegaram em Marabá, esta semana, passaram por exames, com apoio de três veterinários da cidade, com suporte da Clínica Bicho Sadio e da Casa da Ração, além de uma professora da faculdade de Medicina Veterinária de Araguaína. “Fizemos vários exames, como determina a legislação”, explica o biólogo Manoel Ananis.

Ele revela, ainda, que nesta idade as onças deveriam estar se alimentando de leite da mãe e comendo pequenos pedaços de carne, mas com a perda de sua provedora, agora os filhotes comem apenas carne. A alimentação está sendo feita apenas uma vez por dia e Simone e Simaria, com as oncinhas comendo 1 kg de carne. A medida que forem crescendo, esse volume também aumentará.

Na FZM, as irmãs dividem o mesmo recinto e gostam de brincar entre si (tapinha pra lá, tapinha pra cá), e a saúde e o peso estão melhorando.

Em 2012, a Fundação Zoobotânica também adotou dois filhotes de onça pintada que foram resgatados em uma fazenda, provavelmente porque sua mãe teria sido morta por caçadores. Os dois cresceram, mas acabaram falecendo, um na fase da infância ainda e outro quando estava entrando na fase adulta. (Ulisses Pompeu)