A dança é uma forma de atividade física capaz de gerar uma série de benefícios para a promoção da qualidade de vida dos mais velhos. É reconhecendo a importância dessa prática que dezenas de idosos se reúnem toda semana no bairro da Liberdade, na Cidade Nova, para fazerem da dança uma iniciativa saudável.
No último domingo, o CORREIO conversou com frequentadores que confirmam os benefícios dessa atividade. É o caso do aposentado, Raimundo Alves Filho, presidente do “Forró dos Velhos”, que não perde uma edição e sempre está em todos os eventos.
“Já são 10 anos tomando conta do forró. É muito importante e saudável que a gente tenha uma atividade como a dança. É muito animado. Nosso público não gosta de ficar em casa, não. Precisamos aproveitar, não é só porque estamos idosos que não podemos nos divertir”, afirmou.
Leia mais:Outro frequentador assíduo é José Soares dos Santos, de 81 anos, que frequenta há mais de 10 o forró. “Todo domingo estou aqui, sempre trago um amigo para conhecer e eles gostam. Meus filhos me incentivam a vir e ficam felizes com a minha energia”, finalizou.
A dança surge como um forte estímulo físico e emocional, promovendo a integração de várias pessoas que, afinal, podem ter muito em comum e criar assim novos laços de amizade, gerando um novo ciclo de independência e autonomia na vida dos idosos.
Principais benefícios da dança para os idosos:
– Bem-estar físico e emocional;
– Exercício de vários grupos musculares;
– Ganhos de agilidade e na coordenação motora;
– Melhorias à atividade cardiorrespiratória;
– Estímulo à atenção e à memória;
– Incentivo à concentração e melhora no equilíbrio;
– Ajuda no combate à depressão e melhora a autoestima.
(Karine Sued, com informações de Josseli Carvalho)