Correio de Carajás

Força-tarefa é montada em Canaã para garantir lockdown

Centro de Canaã dos Carajás. Na Avenida dos Pioneiros, uma das mais movimentadas da cidade, o cenário é de pistas quase vazias e poucas pessoas nas ruas.

No primeiro dia de lockdown, agentes de trânsito do município, Detran, servidores da saúde e policiais militares reforçaram as barreiras sanitárias montadas em quatro pontos fixos da cidade, além de duas unidades móveis.

Na Avenida Wayne Cavalcante, veículos também são parados. Técnicos de enfermagem verificam a temperatura dos condutores e alertam para a autorização que todos os moradores precisam ter para transitar pela cidade.

Leia mais:

Quem for parado e estiver sem o documento, será multado em R$ 150. E para o comerciante que desobedecer ao decreto estadual, a penalização pode chegar a R$ 50 mil. E um detalhe importante, para cada saída, será necessária uma nova autorização. “Se um cidadão for para o trabalho tem de emitir uma autodeclaracão, assim como para farmácia, bancos, supermercado”, explica Alexia dos Santos, técnica de enfermagem.

Barreiras sanitárias foram reforçadas no município como forma de garantir o efetivo lockdown

As multas começarão a ser aplicadas a partir desta quarta-feira, dia 20. Do primeiro dia do decreto de enfrentamento à covid-19 até agora, o empresário Alex Fernandes amarga prejuízos. Ele narra que foi obrigado a demitir 90% dos funcionários e teme ter de fechar as portas definitivamente. “Estou fechado há mais de 60 dias. No meu restaurante, agora, só tenho três funcionários. Estou vendendo marmitas para não quebrar de vez”, lamenta o comerciante.

No Estado do Pará, entre os municípios não aderiram ao lockdown, estão Marabá e Itaituba. Para conseguir a autorização do governo para sair de casa, basta acessar o link declaracaocovid-19.pa.gov.br. (Nyelsen Martins)