Correio de Carajás

Folha 25: Moradores cansados de reclamar

Enormes poças de água parada do esgotamento das casas sem saneamento se estendem por toda a rua/ Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Buraco, lama e esgoto a céu aberto: essa é a realidade de quem vive na Rua São Pedro, na Folha 25, Nova Marabá. Bem localizada, a via é uma das principais do bairro e está quase intrafegável, devido às grandes poças de água parada que tomam conta do local. Esta semana, a equipe de reportagem do Correio esteve na área, a pedido dos moradores, que apelam pela presença do prefeito, Tião Miranda, e do secretário de Obras, Fábio Cardoso, para que vejam a precariedade em que vivem.

Conforme relato da residente Tamires de Sousa Pinto, a rua é a principal de acesso à Escola Municipal Prof. Mário Antônio Alves Da Silva, no entanto, muita gente tem evitado passar por lá devido a situação da via. “Olha, o pessoal já caiu aqui de bicicleta, com criança e também de moto”, conta. Segundo ela, mesmo quem mora na rua tem que ficar dando voltas para conseguir chegar até a moradia, já que os buracos estão por toda a parte.

A moradora também reclama do mau cheiro da água que toma conta do ambiente e impede que os moradores permaneçam por muito tempo nas calçadas ou trafegando pela via. “O que a gente queria, por enquanto, é que eles façam uma canaleta e aterrem isso aí. Acho que vindo alguém da secretaria, ou até mesmo o prefeito, para conversar com os moradores seria bom para chegar a uma conclusão boa para todos”.

Leia mais:

Pedro Morais de Sousa vive na mesma rua há 15 anos. De acordo com ele, na localidade sempre faltou drenagem, asfalto e saneamento básico. O senhor disse que o acúmulo de água na rua é devido à falta de um sistema de esgotamento, lembrando que as poças são formadas pelo líquido que escorre das próprias residências. Ele e outros moradores temem ainda que a água poluída do esgotamento traga doenças.

Já Roberto Araújo Ribeiro confirmou ao Jornal que um vizinho advogado e também o presidente da Associação de Moradores da Folha 25 chegaram a enviar vários ofícios à Secretaria de Obras, requisitando ações emergenciais, porém sem sucesso. “Eles não dão nenhuma resposta”. A comissão de moradores que denunciou a falta de infraestrutura pretende se organizar nos próximos dias para ir até à SEVOP em busca de uma resposta.

Eles esperam que a gestão municipal possa apresentar uma solução viável para os residentes antes do início do período de chuvas, já que durante o inverno a rua alaga e a água fétida invade as casas.

NOTA

Procurada pelo Jornal, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá enviou nota manifestando-se sobre a denúncia:

“Não há previsão nos lotes já licitados pra drenagem e asfalto nas vias da Folha 25. No entanto, a prefeitura tem um cronograma de recuperação de vias que inclui limpeza e piçarramento de vias. Esta informação será repassada ao setor responsável para tomada de providências”, diz o comunicado, sem dar maiores detalhes.

(Nathália Viegas)

Mais

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…
Servidores da Educação iniciam greve em frente à Semed

Servidores da Educação iniciam greve em frente à Semed

Servidores públicos tomaram a frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá na manhã desta terça-feira (11) após a…
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz…
Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

A pandemia da covid-19 consolidou a internet como principal plataforma de entretenimento no Brasil. A rede está repleta de programações…
Operação fiscaliza bares e restaurantes em Marabá

Operação fiscaliza bares e restaurantes em Marabá

As forças de segurança seguem fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal nº 184/2021, que permite a reabertura de bares no…
Sintepp anuncia greve na educação de Marabá

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá

Por meio de seu blog na Internet, a Subsede local do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepp) anunciou, nesta segunda-feira,…