Os produtores rurais, pecuaristas, agricultores, comerciantes, presidentes de sindicatos rurais e empresários das cidades de Tucumã e Ourilândia do Norte participaram esta semana das ações do FNO Itinerante, evento de divulgação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, administrado pelo Banco da Amazônia (Basa). A palestra foi direcionada a produtores rurais e empresários de outros setores nos dois municípios, e aconteceu no Plenário José Cândido da Câmara dos Vereadores de Tucumã.
De acordo com o gerente do Basa, Gilmar Fernandes, as ações do projeto itinerante têm por objetivo disseminar o crédito de longo prazo com recursos próprios da instituição para todos os municípios da região norte na Amazônia Legal, especialmente aqueles de baixa e média renda, priorizando o atendimento aos segmentos de menor porte, como micro e pequenas empresas, mini e pequenos produtores rurais e agricultores familiares, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento econômico regional.
“Durante a realização do FNO Itinerante, o Basa realiza palestras, apresentação das linhas de créditos existentes na instituição, renegociações de dívidas pela Lei 13.340 e contratações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) disponíveis na agência”, informou Gilmar Fernandes.
Leia mais:Ainda segundo Gilmar Fernandes, o que se propõe é dar condições aos empreendedores para a retomada do crescimento econômico, já que a instituição está presente, por meio de suas linhas de crédito, na agricultura familiar, agroindústria, indústria, comércio e serviços. “Ou seja, todos os setores promovendo a missão que é desenvolver a região Amazônica”, resume.
Casados, a empresária Glauciete Sena e o pecuarista Ivanir Vassoler, são clientes há um bom tempo da instituição e aproveitaram o evento para se informarem sobre a iniciativa em incentivar o empreendedorismo, dinamizando a economia, gerando desenvolvimento, emprego e renda para pessoas tanto de Tucumã quanto da cidade de Ourilândia do Norte.
Antes do encerramento da palestra sobre o FNO Itinerante foi informado a respeito dos benefícios da Lei nº 13.340/2016, do Governo Federal, que os produtores estão autorizados a liquidar e a renegociar dívidas de crédito rural relacionados às operações com o Banco da Amazônia sendo que os descontos podem chegar ao limite de até 85%.
Fundo
O FNO reúne outros programas para a efetivação de seus projetos, como o FNO Amazônia Sustentável, destinado à implantação, ampliação, diversificação, modernização, reforma e localização, formação de estoque e aquisição de matéria-prima e insumos para produção. Atendendo pessoas físicas e jurídicas que se caracterizem como produtores rurais, essa linha de crédito financia atividades nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, pesca aquicultura, cooperativas e agroindústria de produtos agropecuários. (Roney Wydiamaior, freelancer)