Correio de Carajás

Fórum quer municípios fomentando o turismo

O Fórum Tur Carajás é formado por um conjunto de 15 municípios inseridos na região do Araguaia Tocantins/Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Secretaria de Turismo de Marabá (Semtur) sediou esta semana a primeira reunião do Fórum Tur Regional que pretende definir as medidas iniciais com o intuído de fortalecer o turismo na região. O evento contou com a presença de empresários ligados ao setor, do secretário de Turismo de Marabá, Ricardo Pugliese, que também preside Fórum Tur, além de representantes dos municípios que fazem parte da iniciativa.

O Fórum Tur Carajás é formado por um conjunto de 15 municípios inseridos na região do Araguaia Tocantins: Marabá, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Parauapebas, Palestina do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, entre outros.

Na reunião foram definidos plano de ações para a implementação do turismo desses municípios. Segundo a assessora de Turismo da Semtur e diretora do Fórum Tur Regional Carajás Isis Mourão, os representantes dos municípios deverão fazer um catálogo com informações relevantes sobre pontos turísticos e potencialidades, incluindo os atrativos que cada localidade tem, montando um perfil completo de cada região, a fim de que se estabeleça roteiros e produtos turísticos.

Leia mais:

O objetivo do projeto é promover um turismo integrado entre os municípios da região, com atrativos a partir da elaboração de um calendário de eventos comum, que contemple modalidades de turismo, como o religioso, a exemplo do Círio ou o gastronômico, como já vem ocorrendo em Marabá.

“Quanto mais você desenvolve, quanto mais você fortalece e fomenta, o turismo vai gerar um fluxo de visitantes e isso vai fazer com que aumente a demanda do setor de transportes, do setor de hotéis, de agentes de viagens. Assim, a mão de obra e o emprego são gerados e aquece a economia”.

O turismo de negócios

Isis lembra que Marabá já é conhecida pelo turismo de negócios que ocorre o ano inteiro e responsável pela ocupação nos hotéis da região, seja de representantes de empresas ou de trabalhadores de empresas terceirizadas.

“O ano inteiro é certo que a gente tenha uma ocupação hoteleira de homens de negócios. Isso é uma constatação, porém, não é um segmento que a gente venda como pacote. A gente trabalha ele pra agregar ao lazer e outros atrativos que a cidade oferece”.

Para fomentar ainda mais esse segmento, contudo, Isis alerta que os donos de hotéis, restaurantes, bares e entre outros estabelecimentos invistam na capacitação profissional de seus colaboradores para aprimorar a qualidade dos serviços.

O foco do Fórum é elaborar produtos para que sejam vendidos em outras praças, visando a divulgação do turismo em Marabá. Questionada sobre prazos para a implementação dessas medidas, a assessora foi enfática ao dizer que ainda não há uma data estabelecidas. Uma das razões é que alguns dos município que integram o projeto ainda não têm secretaria de Turismo para realizar as ações.

“Nós vimos grandes municípios com dificuldades de poder participar; município que não tem ninguém representando o turismo. Então, a gemente tá provocando essa região. Esse é o momento de a gente integrar essa região e de trabalhar o desenvolvimento turístico nos municípios”.      (Adriana Oliveira)

Mais

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Enganoso Relato da jornalista Sharri Markson, do canal australiano de televisão Sky News, sobre livro escrito por cientistas militares chineses,…
Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Nesta quinta-feira, 13, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Marabá manteve mais…
No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

“Gente porca. São nojentos, lixeiros, fedorentos…” Já pensou você estar trabalhando e ouvir esses adjetivos pejorativos e preconceituosos? Todos os…
Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…