Correio de Carajás

Festival reunirá 800 bailarinos

Nem começou e a 8ª edição do Festival “Eva Chaves” já tem números grandiosos. Serão nada menos que 42 companhias de dança representadas e 800 bailarinos competindo ou apenas mostrando seus talentos regionais no teatro do Carajás Centro de Convenções Leonildo Rocha. Espetáculo acontece nos dias 18 e 19 de maio, a partir das 13 horas, com ingressos pelo valor de R$ 10. O objetivo é incentivar novos talentos na dança e o surgimento de novas companhias e grupos tanto municipais quanto regionais.

De acordo com Claudio Roberto, coordenador-geral do evento, este ano o festival conta com a presença de 800 bailarinos divididos em 40 grupos, vindos de 12 cidades e 3 estados. “Hoje a gente percebe que os grupos realmente se preparam para o festival. O evento vai evoluindo e os dançarinos também. A participação vai aumentando e engrandecendo o evento”, explica.

Segundo o coordenador, pela primeira vez haverá um grupo de dança especial no Festival. “É um grupo da Apae de Marabá. Eles farão a abertura do nosso evento”, afirma.

Leia mais:

Modalidades

As modalidades apresentadas no festival transitam entre: dança popular (folclóricas, regionais, nacionais e internacionais, danças de salão, dança do ventre, danças étnicas e amenco); estilo livre adulto (stiletto, axé, jazz unicado, swingueira e dança gospel); danças urbanas (hip hop, breaking, freestyle, locking e street dance); ballet (clássico livre, moderno, contemporâneo e neoclássico); e estilo livre baby, infantil e juvenil (todas as modalidades). As categorias dividem-se em: Baby (de 02 a 08 anos); Infantil (de 09 a 11 anos); Juvenil (de 12 a 15 anos); e Adulto a partir de 16 anos.

Adiamento

Esta edição do evento ocorreria nos dias 27 e 28 de abril, mas a data precisou ser adiada devido a questões envolvendo patrocínio e apoio. Cláudio explicou que grande parte do alto custo do Festival depende de apoio público por meio da celebração de convênios. Segundo ele, esse processo acabou demorando mais que o esperado e o montante de patrocínios privados têm sido reduzidos, o que impôs à produção do evento a necessidade de mudança da data.

O Festival

O Festival “Eva Chaves” marca anualmente o aniversário da Companhia de Dança Yaguara. O evento foi criado por Cláudio Roberto, que explicou que o Festival surgiu em 2012 para comemorar os 15 anos da companhia. “No início era só uma mostra, com a participação da própria companhia de dança e de alguns convidados”, disse.

Naquele mesmo ano, faltando apenas sete dias para o festival, Eva Chaves, uma tia de Cláudio, faleceu. “Ela era apaixonada pela cultura, em especial a dança, e nos acompanhou nos primeiros 15 anos de existência da Yaguara. Foi então que decidimos batizar a mostra como Festival de Danças Eva Chaves”, contou. (Karine Sued)