Para o delegado José Lênio Ferreira Duarte, o duplo assassinato ocorrido na zona rural de Bom Jesus do Tocantins, vitimando um fazendeiro idoso e uma adolescente, se trata de latrocínio. O único suspeito é o vaqueiro de prenome Gilberto, que trabalhava para o ancião e está foragido. Os corpos foram encontrados por um vizinho da fazenda onde o homicídio aconteceu na manhã de domingo (3). As vítimas foram identificadas como Jurley Gonçalves da Silva, 62 anos, e Thaís da Silva Pereira, de apenas 15 anos.
De acordo com o delegado, o fazendeiro Jurley foi morto a golpes de faca no pescoço e no tórax, enquanto a moça Thaís foi morta com um golpe de faca no pescoço e uma pancada forte na cabeça. O criminoso usou um botijão de gás para acertar a cabeça da menina, que seria “namorada” de Jurley, embora ele ainda seja oficialmente casado.
Delegado Duarte disse que a vítima costumava ter sempre dinheiro em espécie na fazenda dele (algo entre R$ 2 mil e R$ 3 mil), mas essa quantia sumiu, assim como os celulares das vítimas e um cordão usado por Thaís.
Leia mais:Ainda segundo o delegado, possivelmente houve luta corporal entre Jurley e o acusado, que é o vaqueiro. “A princípio nós pensamos no vaqueiro, porque deveria estar no local, mas não estava; a casa onde o vaqueiro morava também estava muito suja de sangue. Provavelmente na hora que foi matar a moça e o Jurley pode ter sido ferido também; e fugiu”, relata o policial.
Ouvida pela reportagem do CORREIO no Instituto Médico Legal (IML), Aparecida Gonçalves da Silva, que se apresentou como mulher de Jurley, disse que um vizinho descobriu os corpos porque, ao passar pela fazenda, estranhou o fato de que os bezerros estavam presos pela manhã, o que não é comum, pois os animais – via de regra – são soltos pela manhã e presos à tarde.
O rapaz chamou Jurley algumas vezes, mas como ninguém atendeu ele decidiu entrar na propriedade e se deparou com a terrível cena. Daí em diante, ele acionou as autoridades policiais.
SAIBA MAIS
O assassinato aconteceu na Fazenda Castanheira, localizada na Vicinal Mãe Maria, a 33 Km da Vila São Raimundo (Km 40 da BR 222), no município de Bom Jesus, já na fronteira com o município de Nova Ipixuna.
(Chagas Filho e Josseli Carvalho)