A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca), em Marabá, divulgou hoje, segunda-feira (14), ter detido duas pessoas em um acampamento da União Nacional Camponesa (UNC), na Fazenda Novo Mundo, localizada na zona rural de Itupiranga, no último sábado (12). Na ocasião, uma espingarda sem numeração foi apreendida.
Conforme informações divulgadas pela Polícia Civil, uma equipe policial foi ao local com o objetivo de conversar com os integrantes do movimento que haviam ocupado a propriedade rural.
Chegando na sede, entretanto, os policiais foram informados que o grupo havia se deslocado para outro ponto da propriedade, um local de difícil acesso. Os agentes então seguiram para a área apontada e, no caminho, encontraram diversas pessoas ainda levando os pertences para o novo acampamento.
Leia mais:A certa altura, acrescenta a Polícia Civil, dois veículos considerados suspeitos foram abordados e no interior de um deles foi encontrada uma arma de fogo. Os motoristas dos veículos foram detidos e encaminhados para a sede da Deca. Lá, Francisco Garcia de Moura acabou autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Ainda na delegacia, foi arbitrada fiança no valor de R$ 1.054,04, valor que já foi pago e Francisco foi colocado em liberdade. No domingo, dia 14, o juiz Márcio Teixeira Bittencourt, respondendo pela Vara de Plantão, homologou o flagrante, ratificou a fiança e fixou medidas cautelares em desfavor de Francisco.
Segundo a decisão judicial, ele está proibido de portar qualquer tipo de arma, em especial armas de fogo; de ausentar-se da Comarca sem autorização judicial; e de participar de invasões de imóveis rurais. Terá, ainda, que comparecer a todos os atos processuais, mantendo o endereço atualizado. (Luciana Marschall)