Correio de Carajás

Fardamento da PM muda a partir desta sexta-feira

Fardamento da PM muda a partir desta sexta-feira
A partir da próxima sexta-feira (20) a Polícia Militar do Estado vai utilizar o seu novo uniforme, na cor azul petróleo/ Foto: Ascom/Polícia Militar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A partir desta sexta-feira (20) a Polícia Militar do Estado vai utilizar o seu novo uniforme, na cor azul petróleo. A cor atual, verde folha, será extinta nesta data. A mudança faz parte do novo Regulamento de Uniformes da corporação, aprovado no fim do ano passado, e considerou, principalmente, o resultado de uma pesquisa de opinião interna sobre a cor do uniforme operacional: 95% do efetivo da corporação escolheu a cor azul petróleo. A pesquisa foi realizada no período de 19 de setembro a 22 de outubro de 2018.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, “o estudo sobre o novo regulamento foi realizado pelo Estado-Maior Geral da instituição com o objetivo de proporcionar inovações tecnológicas e atender necessidades de padronização, identidade visual, resgate histórico da instituição bicentenária, conforto, proteção, segurança, melhores condições de trabalho à tropa e durabilidade do novo uniforme operacional da Polícia Militar”, informou.

Além de descrever todas as peças e o novo fardamento, o atual Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (RUPM) também organiza e disciplina o uso de calçados, insígnias, distintivos, condecorações e acessórios especiais da corporação.

Leia mais:

O comando da Polícia Militar ressalta que a mudança da cor do uniforme de instrução não implicará em nenhum custo adicional aos cofres públicos. Todos os policiais militares recebem o auxílio fardamento, previsto na Lei nº 8.435 de 22 de novembro de 2016 – cabos e soldados recebem dois auxílios por ano; subtenentes e sargentos, um a cada ano; e oficiais recebem o auxílio fardamento nas suas promoções ou a cada quatro anos de permanência no mesmo posto.

Lei de Cores – A adoção da cor azul petróleo vem ao encontro do Projeto de Lei que institui as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. “É importante destacar que a PM adota tradicionalmente as cores da Bandeira do Pará na identificação da corporação. Com isso, a força pública é reconhecida ao longo dos anos pelas cores azul, branco e vermelho, que são as mesmas que representam e identificam o povo paraense pelo Brasil afora”, acrescentou o coronel Dilson Júnior.

“Apresentamos a nova lei ao Governo do Estado, a fim de instituir as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. O projeto visa valorizar a imagem da instituição e estabelecer a padronização da representação da PM, por meio do resgate das cores tradicionalmente utilizadas pela corporação, que são aquelas contidas no pavilhão estadual”, destacou o comandante-geral.

O novo fardamento será apresentado oficialmente no dia 25 de setembro, durante a solenidade do Dia da Polícia Militar do Pará. O evento vai ocorrer no Comando-Geral da instituição, na rodovia Augusto Montenegro, em Belém, com a presença do governador do Estado e comandante em chefe da PMPA, Helder Barbalho, e autoridades civis e militares. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Foragido de Santa Catarina é preso em Marabá

Foragido de Santa Catarina é preso em Marabá

Acusado de homicídio culposo (morte no trânsito), na região sul do País, o indivíduo Rodrigo Pereira da Taveira foi pra…
Carro em alta velocidade e cheio de cocaína é apreendido em Marabá

Carro em alta velocidade e cheio de cocaína é apreendido em Marabá

Mais uma vez, os cães farejadores da Guarda Municipal de Marabá entraram em ação e conseguiram localizar drogas em Marabá.…
Procurada por tráfico no Maranhão é presa em Marabá

Procurada por tráfico no Maranhão é presa em Marabá

Procurada pelo Poder Judiciário do vizinho Estado do Maranhão, Hilda Queiroz dos Santos foi parar atrás das grades em Marabá.…
Acidente deixa mulher gravemente ferida na Faruk Salmen

Acidente deixa mulher gravemente ferida na Faruk Salmen

No fim da tarde desta quinta-feira (20), um acidente grave colocou a vida de Ana Clara Morais Brabo em risco,…
Homem é morto com três tiros na frente da esposa e do filho

Homem é morto com três tiros na frente da esposa e do filho

Um homem foi executado com três tiros na frente da esposa e do filho. Fernando de Oliveira, de 30 anos,…
PC prende, em Marabá, quadrilha que torturava homem há 4 dias

PC prende, em Marabá, quadrilha que torturava homem há 4 dias

Na tarde desta quinta-feira (20), a Polícia Civil conseguiu impedir a execução de uma pessoa pelo “tribunal do crime” de…