Correio de Carajás

Expoama abre com cavalgada

Tido como um dos maiores eventos do agronegócio do Norte do País, a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) abre neste sábado (8) a sua 32ª edição, sendo a primeira em setembro. A feira tradicionalmente é realizada em julho, mas em 2018, devido à Copa do Mundo, a organização postergou. Segundo os pecuaristas, nada que tire o brilho da festa que tem como primeiro ato a tradicional cavalgada. Centenas de cavaleiros e amazonas vão cavalgar desde o perímetro do Aeroporto, via BR-230, Nova Marabá e depois BR-155, até o Parque de Exposição José Francisco Diamantino.

Ontem à tarde, muitos estandes ainda não estavam prontos e devem ser finalizados somente hoje ao longo do dia, na última hora. Expositores atribuíam o atraso às chuvas de quinta e sexta-feira sobre Marabá, que prejudicaram o planejamento e execução dos espaços. Mesmo assim, o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM) garante que o Parque estará pronto a tempo e com o mesmo brilho conhecido da festa, de anos anteriores.

Sob chuva, expositores ultimavam preparativos ontem no Parque de Exposição

Como já é tradição, a concentração dos participantes começa entre seis e oito horas da manhã na Rodovia Transamazônica, em frente ao Aeroporto “João Correia da Rocha”. O percurso de 15 km passa na Rodovia Transamazônica, faz um trajeto na VP8, entra na BR novamente até a chegada ao Parque de Exposição. Por onde passa a Cavalgada chama atenção com cavaleiros e amazonas em animais e charretes enfeitados. Ao final, os participantes podem saborear um almoço com muito churrasco. Está previsto premiação de uma motocicleta para a melhor comitiva.

Leia mais:

São esperados cinco trios elétricos para animar a cavalgada.  O evento conta com a participação dos órgãos de segurança. O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, ressalta que, defende sempre bons tratos aos animais, uma das medidas é a presença em vários pontos do trajeto de bebedouros de água para os animais.

Depois da churrascada, é esperar o início da noite para colocar a calça jeans, a camisa, a bota e o chapéu e participar da festa, que é oficialmente aberta com uma solenidade, na sede do Sindicato Rural de Marabá, com a presença de autoridades da região. Na primeira noite da Expoama, o público vai poder prestigiar o show de Luiza e Maurílio e Humberto e Ronaldo.

No domingo, às 11 da manhã, no Tatersal do parque, é aberta a programação de leilões com o da RR Agropecuária. Até o dia 16 de setembro serão seis leilões, que vão reunir cerca de 10 mil animais de raça. As palestras começam na segunda-feira, às 8 horas e meia, com o tema a tributação no agronegócio, já os rodeios iniciam na terça-feira. (Da Redação com informações da Assessoria do SPRM)