Correio de Carajás

Expoama 2019 : 33ª edição da feira do agronegócio visa gerar R$ 100 milhões em negócios

O Parque de Exposição José Francisco Diamantino já passa pelos últimos retoques para receber, a partir do dia 6 e até 14 de julho, o maior evento do agronegócio no Pará. Será a 33ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). O evento reunirá expositores, leilões, rodeio, shows, provas de muares, praça de alimentação, parque de diversão e promete atrair um público de 15 mil pessoas por dia durante a festa.

Apostando em mais um evento de sucesso, o Sindicato dos Produtores Rurais (SPRM) decidiu realizar a feira novamente em julho como já é tradição. “Ano passado, diante do cenário econômico, optamos por realizar a feira em setembro, mas os resultados foram abaixo do esperado. Por isso, esse ano, mesmo com dificuldades, decidimos por manter a data que já faz parte do calendário de veraneio do município e vamos realizar a feira em julho. Nossa expectativa é superar o volume de negócios obtidos nos últimos anos”, afirma o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Ricardo Guimarães.

Ricardo Guimarães explica que a geração de negócios durante os nove dias de feira é resultado da comercialização de gado nos leilões e nas vendas realizadas pelos setores de veículos e implementos agrícolas, que são impulsionados pelos contratos de financiamentos do Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Leia mais:

A Expoama tornou-se uma importante vitrine para o produtor rural, que já é reconhecido pela qualidade do gado produzido na região, mas também é uma das principais opções de lazer de Marabá para o público em geral e uma fonte de aquecimento para comércio local: a rede hoteleira aumenta sua taxa de ocupação, as lojas de roupas e calçados vendem mais, bares e restaurantes recebem mais clientes, postos de combustível registram aumento nas vendas, além de outros bons resultados.

Entre as principais atrações deste ano estão a Grande Cavalgada, que marca a abertura da Expoama no dia 6, sábado, a partir de 8 horas, com saída da frente do Aeroporto. “Esperamos mais de 60 comitivas, cerca de 1800 cavaleiros e amazonas. Estamos trabalhando com afinco na organização para que a cavalgada seja um evento seguro e exemplar no trato e respeito aos animais, como tem sido nos últimos anos”, garante o diretor do SPRM, Hélio Moreira Júnior.

O público de Marabá e região vai poder aproveitar os grandes shows da Expoama 2019. No dia 6, sábado, com entrada gratuita, vai ter Fernando Souza e Matheus; no dia 9, terça-feira, também com entrada franca, o Show gospel. No dia 10, quarta-feira, Matheus e Kauan e a abertura do Rodeio que será comandado pelo famoso locutor Marco Brasil. No dia 11, quinta-feira, o Grupo Correio, em comemoração aos 2 anos da Rádio Correio FM, convida o público para curtir o show da banda Caviar com Rapadura. Dia 12, sexta-feira, vão ser duas atrações: Jonas Esticado e Mano Walter. E, dia 13, sábado, a noite é por conta de Lauana Prado.

Durante a Exposição Agropecuária, os visitantes poderão assistir, pela primeira vez em Marabá, provas de Team Penning e Ranch Sorting. Nas provas, os cavaleiros, montados em seus animais, disputam a apartação de gado. As modalidades são famosas entre os praticantes e prometem divertir o público. Como tem sido com as provas de Marcha de Muares, onde competidores de Marabá, da região e de vários estados brasileiros vão disputar uma premiação em dinheiro e troféus. O árbitro Renato Cabral, credenciado pela ABCJPEGA – Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga, virá especialmente de Brasília para julgar a prova.

Serão realizados 6 leilões com gado de cria, recria e engorda. Entre os melhores e mais importantes do Brasil, os leilões da Expoama reúnem os expoentes da pecuária bovina da região. “A expectativa é de comercializar mais de 15 mil reses e gerar um volume de 18 milhões em negócios”, garante Ricardo Guimarães. (Da Redação, com Assessoria SPRM)