Correio de Carajás

Exército abre concurso para 1000 vagas com provas em Marabá

ESA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Escola de Sargentos das Armas do Exército está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos. O certame é uma ótima oportunidade para quem busca carreira militar. Após formado, o candidato é nomeado 3º Sargento, com vencimento de R$ 3.825 mensais.

Na área Geral, o concurso oferece 900 vagas para o segmento masculino e 100 vagas para o segmento feminino. Também há 45 vagas para área de Música em vários instrumentos; e 55 vagas na área da Saúde.

Na área Geral, as vagas são para as especialidades de: infantaria; cavalaria; artilharia; engenharia; comunicações (somente para homens); material bélico – manutenção de viatura auto; material bélico – manutenção de armamento; material bélico – mecânico operador; material bélico – manutenção de viatura blindada; manutenção de comunicações; topografia; intendência e aviação – manutenção (para homens e mulheres).

Leia mais:

As outras 55 vagas para sargentos da Saúde são específicas para técnico em enfermagem.

As 45 vagas para alunos músicos são para instrumentos de clarineta em Mi Bemol/clarineta em Si Bemol (11); flauta em Dó/flautim em Dó (2); saxhorne barítono em Si Bemol/saxhorne baixo em Si Bemol (6); saxofone em Mi Bemol/saxofone em Si Bemol (4); tímpanos; bombo; pratos; tarol e caixa surda (2); trombone tenor em Si Bemol (de vara)/trombone baixo em Si Bemol (de vara) (7); trompa em Fá (1); trompete em Mi Bemol/Si Bemol – cornetim em Si Bemol/flueghorne em Si Bemol (10) e tuba em Mi Bemol/tuba em Si Bemol (2).

Inscrições

As solicitações de inscrições serão realizadas no site http://www.esa.eb.mil.br, ou mediante o envio de documentação impressa, caso o candidato não possa fazê-la pela Internet, no período entre 7 de abril e 4 de maio de 2021. A taxa de inscrição é de R$ 95.

A data prevista para a realização da prova (exame intelectual) é 3 de outubro de 2021, em várias cidades: em várias cidades-sede das organizações militares: Belém (PA), Marabá (PA), Macapá (AP), São Luís (MA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Resende (RJ), Vila Velha (ES), Niterói (RJ), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Três Corações (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP), Taubaté (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Uruguaiana (RS), Florianópolis (SC), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Brasília (DF), Palmas (TO), Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

Requisitos

Dentre os requisitos para a inscrição, estão: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter concluído o Ensino Médio em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente; e possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade para a área geral, e mínimo de 17 e máximo de 26 anos para as áreas de Saúde e Música.

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Comentários
Anac autoriza Azul e Gol a voar com menos comissários

Anac autoriza Azul e Gol a voar com menos comissários

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Azul e a Gol a voar com menos comissários de bordo nos aviões –três, em vez…
Marabá: Salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pela enchente

Marabá: Salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pela enchente

Entre as várias iniciativas do governo do Estado para apoiar as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas,…
Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (17) que antecipou a data da chegada do terceiro lote das vacinas pediátricas.…
Pará registra 17.249 mortes por Covid-19 e 634.200 casos

Pará registra 17.249 mortes por Covid-19 e 634.200 casos

O Pará contabiliza 17.249 mortes e 634.200 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo os dados divulgados no…
Multidão na orla para curtir enchente preocupa autoridades

Multidão na orla para curtir enchente preocupa autoridades

A via do bambuzal engarrafada, a Avenida Antônio Maia lotada de veículos de um lado e do outro. As transversais,…
Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

O Ministério da Saúde começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 voltadas para crianças. O lote…