Em evento realizado no Centro Cultural de Parauapebas nesta quinta-feira (8), foi lançada a obra “Letras na Pandemia – Um E-Book Emergencial”, realizada por 21 autores membros da Academia Parauapebense de Letras (APL). O cerimonial reuniu parte dos autores, representantes da Secretaria de Cultura do município e teve apresentação de carimbó, realizada pelo grupo Raízes Parauara.
Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, a pedagoga Terezinha Guimarães, presidenta da APL, manifestou a necessidade de fomentar o hábito de leitura em Parauapebas. “Tenho este trabalho no município desde 2003, sempre com a proposta da discussão literária. Essas provocações são necessárias, uma vez que nossa cultura é um espaço muito rico e transmite saúde, lazer e bem-estar”, diz.
Para ela, Parauapebas tem grande potencial, o que ficou demonstrado no total de 21 autores que fortaleceram a cena literária com contos, crônicas e poesias. “Nosso grande intuito é reunir forças para que esse trabalho possa atingir escolas e outros espaços e enriquecer a literatura e o conhecimento por aqui”, disse Terezinha, convicta da capacidade cultural da cidade.
Leia mais:O vice-presidente da Academia, Rubens Moraes Junior, relatou como funcionou a elaboração do E-Book. “Desde o início dos trabalhos da APL, em 2014, temos programações periódicas e que foram paralisadas com a pandemia. A ideia do e-book surgiu de forma coletiva, motivada pela clausura que este momento nos obrigou, e resolvemos elaborar esta obra de forma virtual”, explica Rubens, pontuando que nenhum dos autores havia feito um e-book anteriormente, o que aumentou o desafio dos colaboradores.
“Conseguimos reunir 21 autores, dez homens e onze mulheres – inclusive tivemos a preocupação de manter essa paridade – nem todos escritores de ofício, mas todos com sensibilidade e que toparam dedicar essa obra à sociedade brasileira”, declarou o advogado, pontuando que o material também é uma homenagem às vítimas e pessoas próximas de vítimas do coronavírus no país.
Ivan Oliveira, produtor cultural na área audiovisual, é membro da APL e foi um dos 21 autores participantes do “Letras na Pandemia” com uma crônica sobre a pandemia e a influência na rotina e nas relações sociais do “novo normal”.
Ele conta que o sentimento geral dos autores é de alegria e satisfação “ao ver que a literatura tem um papel fundamental na arte e que pudemos realizar esse trabalho entre amigos, evidenciado essa importância de ler durante a pandemia”.
A publicação “Letras na Pandemia – Um E-Book Emergencial” está disponível pela plataforma Amazon pelo valor simbólico de R$ 2,99. Você pode adquirir a obra acessando esse link . (Juliano Corrêa)