Centenas de escolas públicas de 57 escolas estão participando da IV Mostra da Educação de Marabá, que iniciou na quinta-feira, 3 de novembro, e encerra neste sábado, 5. A abertura aconteceu na manhã no Centro de Convenções Carajás, com participação de estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
As doze apresentações do primeiro dia encantaram o público, que interagiu com aplausos, sorrisos e muita animação. O segundo dia contou com apresentações pela manhã e tarde, já no Piso L3 do Partage Shopping.
Maria Antônia Soares foi assistir à apresentação do filho da Escola São Francisco, que levou ao palco uma releitura da obra “O Alto da Compadecida”, no trecho final, onde ocorre o julgamento. “Foi muito bonito, quase chorei emocionada. Foram muitas apresentações de alunos de outras escolas que fizeram bonito com dança também”, elogiou.
Leia mais:o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, que fez um convite especial para o público. “Esperávamos ansiosos por esse momento depois de dois anos de paralisação, retomando a mostra na sua quarta edição. As escolas todas empolgadas querendo mostrar aquilo que fazem de melhor intramuro. A participação das famílias, dos estudantes, coordenadores pedagógicos, orientadores, diretores, professores, toda a equipe da escola é fundamental para que isso seja um sucesso. Toda a comunidade está convidada para observar tudo o que as escolas públicas produzem e produzem de muito bom”, enfatiza o vice-prefeito.
Por cerca de 25 minutos, a Escola Cristo Rei ocupou o palco e fez uma bela apresentação com teatro e música com o tema “As borboletas encantadas”. Quem também chamou a atenção foi a apresentação de estudantes do CAES (Centro de Atendimento Especializado à Pessoa Surda), que aproveitou o espaço para realizar uma performance educativa sobre o relacionamento com pessoas surdas.
A Escola Martinho Motta da Silveira encerrou as atividades do primeiro dia com uma arrebatadora apresentação que emocionou os presentes. “Fiquei encantada com tudo que vi até aqui. Essa mostra expõe o que nossas escolas estão produzindo e o talento de alunos e professores. Em 2023, queremos um evento ainda maior”, disse a secretária de Educação”, Marilza Leite.
Ela vê na mostra uma oportunidade de intercâmbio entre as diferentes escolas da rede municipal. “Inicialmente, a importância é os alunos chegando, empoderados, felizes, essa integração. A gente permite que o aluno interaja com os alunos das outras escolas. A 4ª Mostra traz para o aluno a possibilidade de saber o que está acontecendo nas outras escolas. Isso traz para o aluno uma autoestima, ele se orgulha do que está fazendo, se orgulha da escola, e nós nos orgulhamos da rede pública municipal de Marabá”, revela.
Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor geral de ensino da Semed, ressalta que o evento garante maior interação entre a comunidade escolar e o público. “O objetivo é integrar o movimento de estudantes das escolas de vários bairros da cidade para apresentar um recorte do que as escolas públicas têm produzido ao longo do ano de 2022. São trabalhos de várias categorias, teatro, dança, coral, são várias manifestações artísticas, pintura, autorretrato, que serão apresentadas e produzidas nesses três dias”, explica o diretor.
Uma das escolas participantes é a Martinho Motta, da Folha 27, Nova Marabá. Ao longo do ano, a escola teve projetos internos que resultaram em diversos trabalhos e manifestações artísticas. Para a mostra, os alunos levaram uma apresentação de carimbó.
Neste sábado, 5, o evento será realizado no Piso L3 do Partage Shopping Marabá, de 10 às 12 horas.