A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) é um evento técnico-científico voltado para alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. A iniciativa tem o apoio da concessionária Equatorial Pará e busca engajar estudantes em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
Este ano, 1.744 alunos, envolvendo escolas públicas e privadas de todo o estado do Pará, disputaram medalhas de ouro, prata e bronze. A Escola Dorothy Stang, localizada no município de Parauapebas, no sudeste paraense, teve um resultado expressivo na competição, conquistou 8 medalhas, sendo elas: 5 ouros, 2 pratas e 1 bronze.
O estudante Victor Henrique Murado Sousa, da Escola Dorothy Stang, foi quem se destacou no estado, em uma competição nacional de alto nível. E agora representa o Pará na etapa final.
Leia mais:O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, João Pedro Gomes, celebrou os resultados. “É uma honra ver o nosso estado ser destaque em um programa como esse. A ONEE é uma ótima oportunidade para discutir avanços tecnológicos e soluções energéticas. É também um espaço para fortalecer laços comunitários e promover o crescimento econômico local. A conquista destes estudantes reflete não apenas talento, dedicação e conhecimento, mas também o esforço da comunidade escolar em oferecer uma educação de qualidade. Ver a nossa região em destaque, nos traz a sensação de que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
A ONEE 2024 foi realizada em outubro e teve duas fases: uma primeira etapa de desafios gamificados sobre eficiência energética e uma segunda etapa teórica.
No dia 26 de novembro, os 27 estudantes com melhores resultados participarão de uma última etapa da olimpíada, na sede da ANEEL em Brasília. Outros oito mil estudantes em todo o país receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os medalhistas estão automaticamente classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025, sem a necessidade de participar da primeira fase da ONC.
No dia 27 de novembro, ocorrerá uma cerimônia no auditório do Sesi Lab em Brasília/DF, e, terá como ponto focal a entrega das medalhas de ouro e de notebooks aos candidatos com melhor colocação nos 26 estados e no Distrito Federal, aos alunos destaques entre os mais de 263 mil inscritos na ONEE 2024.