Treze alunos de escolas públicas da cidade viajam hoje para Belém. Nos dias 15, 16 e 17 de setembro eles irão participar da 13ª edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos Paraense (JEPP). São alunos da rede municipal e estadual que fazem parte do Projeto Marabá Paralímpico, uma ação do Estado em parceria com o Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Os alunos têm entre 12 e 17 anos e disputam as modalidades esportivas: atletismo, natação, tênis de mesa e bocha. O Projeto Marabá Paralímpico é coordenado pelo professor Arionaldo Reis, do Estado, e auxiliado pela professora Luiza Crisóstomo, do município.
De acordo com a professora Luiza, esse projeto existe desde 2008, e após a participação dos alunos em uma competição municipal, eles foram convidados para participar da etapa regional. “Após um período de muitas perdas, esta competição veio para renovar as forças dessas crianças. Aqui trabalhamos com 80 alunos, e desses, 13 irão para esses jogos. Temos no projeto crianças com deficiências físicas, deficiência mental, deficiência intelectual, deficiência visual, autismo e paralisia cerebral.”
Leia mais:Antônio Isaque do Carmo, tem 14 anos, e é deficiente visual. É a primeira vez que ele vai participar da etapa regional da competição. “Estou treinando muito e tenho esperança de ganhar uma medalha. Minha família está muito feliz que vou participar.” (Fonte: Ascom PMM)