Correio de Carajás

Transporte público volta a ser criticado na Câmara de Marabá

Obras do Terminal de Integração começaram antes do Supermercado Mateus, em frente, mas nunca foram concluídas

NA BERLINDA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma reunião está agendada no Poder Legislativo no dia 23 deste mês, com Executivo e segurança institucional e sindicatos de transporte

Serviço que afeta grande parte da população, o transporte público de Marabá está sempre em pauta nas discussões políticas da cidade. Ao usar a palavra na sessão desta terça-feira, 14 de setembro, o presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Marabá, vereador Dato do Ônibus, destacou que um grupo de vereadores visitou as obras de construção do novo Terminal de Integração de Passageiros de Marabá, que está sendo construído na Nova Marabá. Ele afirmou que não vê um plano de governo por parte do Executivo, um projeto a curto, médio e longo prazo para resolver a questão do transporte público na cidade.

“Vários modais de transportes foram criados e acabaram prejudicando o transporte coletivo de massa. Eu sempre defendo essa modalidade, porque dá acessibilidade a quem precisa: idosos e deficientes. O terminal de integração não vai resolver, precisaria ter bem mais estrutura, que faria a interligação com outros terminais. Marabá é uma cidade com cinco núcleos. Essa é uma preocupação nossa”, destacou.

Dato destaca que na posse do prefeito Tião Miranda este citou que iria dar suporte ao transporte público, fortalecendo a geração de emprego e renda.  Para ele, o povo cobra o prefeito por ver nele a condição, a capacidade de melhorar os serviços. “Teremos uma reunião no dia 23 com a empresa, executivo e segurança institucional, sindicatos de transporte e todos os interessados. Precisamos de uma interligação nos fundos dos bairros, criar novas linhas, porque os ônibus não passam onde a população está. Marabá não pode ficar sem transporte público, não importa qual empresa, ela tem de prestar um serviço de qualidade e atender a população”.

Leia mais:

O vereador Cabo Rodrigo enfatizou que esteve no terminal de integração e afirmou que dois ônibus novos climatizados chegaram, e que os demais devem aportar nos próximos dias.

O vereador Ilker Moraes disse que não sabe se a situação é para sorrir ou chorar. “Isso é deprimente. Comemorarmos a chegada de dois ônibus na cidade é complicado. Primeiro que o contrato previa 13 ônibus há um ano. Os poderes constituídos precisam tomar medidas. Esse conta gota de ônibus novos climatizados vai se estender, e a sociedade paga por isso, o que nos indigna muito e eu não posso comemorar isso”.

Márcio do São Félix criticou o terminal de integração que ainda está em construção, pela dimensão minúscula, na visão dele. “Não sou expert no assunto, mas percebo que ali será um faz de conta. Vai gerar um colapso, lá tem uma baia que receberá 2 ônibus por vez no embarque e desembarque. Só dois por vez. Precisamos dos engenheiros com dados sobre o local, para sabermos quantos ônibus e linhas teremos para atender a população. Na minha visão a conta não fecha, ficará veículo esperando a vez para entrar. Tomara que eu esteja errado. O terminal mãe, central, com espaço para estacionar apenas 2 ônibus por vez é complicado”, ironizou.

Comentários

Mais

Governo pede abertura de crédito de R$ 9,4 bilhões para Auxílio Brasil

Governo pede abertura de crédito de R$ 9,4 bilhões para Auxílio Brasil

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) que pede a abertura de crédito especial de…
Ex-ministro Esteves Colnago assumirá Secretaria de Tesouro e Orçamento

Ex-ministro Esteves Colnago assumirá Secretaria de Tesouro e Orçamento

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação…
Sancionada a lei que altera tolerância no excesso de peso de caminhões

Sancionada a lei que altera tolerância no excesso de peso de caminhões

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que altera de 10% para 12,5% os limites de tolerância para…
Ministro do STF determina prisão e extradição de jornalista

Ministro do STF determina prisão e extradição de jornalista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista Allan dos Santos, responsável…
Câmara de Parauapebas cassa único vereador da oposição

Câmara de Parauapebas cassa único vereador da oposição

Com 12 votos, a Câmara de Parauapebas aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (21), o Projeto de Resolução nº…
TSE nega recurso e mantém Simão Jatene inelegível

TSE nega recurso e mantém Simão Jatene inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quinta-feira (21) recurso do ex-governador do Pará Simão Jatene (PSDB), que continua inelegível…