Correio de Carajás

Estudantes ajudam na escolha de nome para nova espécie de cupim

Estudantes do ensino fundamental II e médio de Marabá, integrantes do Clube de Ciências da Unifesspa, colaboram na denominação da nova espécie

Fundado em 2019, o Clube de Ciências da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) tem o papel de letramento científico de estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, guiando-os na compreensão da linguagem da ciência e fazendo desses alunos, jovens leitores do universo.

Nova espécie de cupim, encontrada na Reserva Biológica do Tapirapé (Na imagem: rainha, soldado e operário) / Foto: Reprodução

Atualmente sob a coordenação da bióloga Marina Melo, o clube realiza atividades que colaboraram para fortalecer o vínculo entre a universidade e as escolas do município, através de encontros realizados quinzenalmente nas dependências da Unifesspa, sempre aos sábados pela manhã.

Ao contrário do Museu Tauari, onde as visitações são pontuais, o Clube de Ciências desenvolve sua programação de maneira contínua, compondo um diário das experiências realizadas pelos alunos. Nos encontros, os clubistas têm a oportunidade de experimentar e vivenciar, na prática, diversas áreas de conhecimento científico.

Leia mais:
Foto: Divulgação

Experimentos químicos, atividades de neurociência, bate papo sobre nutrição e estudos geológicos são alguns exemplos das práticas realizadas nos encontros. Inclusive, em ações promovidas em parceria com o museu, os alunos aprenderem sobre biodiversidade e tiveram a oportunidade de descobrir uma nova espécie de cupins.

Em conjunto com Danilo Oliveira, professor da Unifesspa e coordenador do Museu Tauari, os jovens participam da iniciativa Taxonomia Cidadã, onde estão em processo de escolha do nome dessa espécie recém descoberta. Após o batismo do inseto, será essa a nomenclatura utilizada no mundo inteiro para a espécie em questão.

Danilo Oliveira na coleta de espécie de cupim que ainda não tinha sido registrada no mundo / Foto: Divulgação

CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE

A ciência busca, através do conhecimento, as verdades para entender o funcionamento da vida e do universo. O meio ambiente, por sua vez, é a união de fatores químicos, biológicos e físicos que cercam os seres vivos. Embora tenham conceitos diferentes, ciência e meio ambiente caminham de mãos dadas por entre os caminhos das leis naturais e da natureza. A ciência, inclusive, tem grande papel na educação, preservação e recuperação ambiental.

(Luciana Araújo)