Correio de Carajás

Estudante ajuda adolescentes a tirarem título de eleitor usando computador do comércio do pai em Teresina

Dayane Coelho, de 16 anos, ajudou mais de 50 pessoas na emissão do título de eleitor. O prazo para tirar o documento e regularizar pendências encerra no dia 4 de maio.

A estudante Dayane Coelho, de 16 anos, tem ajudado outros adolescentes a tirarem o título de eleitor em Teresina. Usando o computador do comércio do pai, localizado no Parque Poti, Zona Sudeste da capital, para realizar o procedimento, de forma voluntária, a adolescente já tirou mais de 50 títulos.

Em entrevista à TV Clube, Dayane relatou que a ideia surgiu após ela mesma ter tido dificuldade no processo para tirar o título. Depois que entendeu o procedimento, a estudante resolveu ajudar outras pessoas que poderiam ter dúvidas.

“Vi na minha dificuldade uma solução para ajudar os jovens que precisavam. Principalmente nessa época de eleição, em que a gente revê nossos candidatos para mudar nossa sociedade, nosso país”, declarou.

Leia mais:

Luís Filho, um dos adolescentes que tirou o título com Dayane, disse estar pronto para as eleições. “Deu tudo certo. Vou votar”, afirmou.

O pai de Dayane, Edimar Coelho, informou que eles vão levar a iniciativa para a Vila Nova Esperança, também na Zona Sudeste de Teresina, para ofertar o serviço.

Luís Filho foi um dos adolescentes ajudados pela iniciativa, em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

“Vamos lá tirar os títulos. Eles estão tendo problemas e vamos lá tirar ajudá-los para eles poderem votar”, disse o comerciante.

A visita foi marcada a pedido da associação de moradores da vila. “A comunidade está crescendo muito e, como tem esse projeto, perguntei se poderiam nos ajudar”, contou Denizart Ribeiro, presidente da associação.

Prazo para tirar título

Adolescente tirar títulos de eleitor voluntariamente em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

O prazo para tirar o título de eleitor e regularizar pendências, como atualização cadastral ou pagamento de multas, encerra no dia 4 de maio. O processo pode ser feito online pelo sistema Título Net.

No caso de atendimento remoto, devem ser anexadas ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:

  • Foto do próprio requerente segurando um documento oficial de identificação (foto mostrando, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação. No caso da carteira de identidade, por exemplo, será necessária uma foto da frente do documento e outra do verso);
  • Foto do documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
  • Foto do comprovante de residência atualizado;
  • Foto do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

O atendimento também pode ser presencial nas centrais de atendimento ao eleitor.

(Fonte: G1)