Correio de Carajás

Estelionatário comprava passagens do trem da Vale com cartões de terceiros

A Polícia Civil de Marabá, com o apoio de policiais de Parauapebas, promoveu nesta quinta-feira (26/5), o cumprimento do mandado de busca e apreensão expedido contra o domicílio de um indivíduo, sem nome divulgado ainda para não atrapalhar as investigações, no município de Parauapebas. Três aparelhos foram apreendidos e serão submetidos a perícia para coleta de informações. O suspeito é investigado por estelionato.

Tal ação se deu visando a complementação do material probatório contido no bojo da investigação instaurada em decorrência da prática de fraudes na compra de passagens do trem de passageiros (Estrada de Ferro Carajás) que circula entre os municípios de Parauapebas e São Luís (MA).

A investigação, iniciada no ano de 2020, teve como base a reclamação da empresa responsável pelo transporte em relação ao excessivo número de “chargebacks” (estornos de créditos junto às bandeiras de cartão de crédito em virtude de contestação de compras não reconhecidas pelos portadores dos cartões), causando prejuízo à época de mais de R$ 70 mil.

Leia mais:

Os dados contidos no inquérito informam que o investigado, utilizando cartões de terceiros, adquiria grande quantidade de passagens no site da empresa e as revendia por valor menor a passageiros que, efetivamente, utilizavam os serviços.

Desse modo, quando o titular do cartão recebia sua fatura, não reconhecia como suas as compras das passagens e contestava os valores juntos às operadoras de cartões, fazendo com que o prejuízo fosse revertido à empresa de transportes.

Para além do cumprimento do mandado, o indivíduo, assim como familiares próximos, teve os valores que obteve ilicitamente bloqueados em suas contas bancárias a fim de garantir o ressarcimento da empresa vitimada ao final do processo. (Thays Araujo)