Correio de Carajás

Estado negocia aquisição da vacina russa Sputnik V, usada no combate à Covid-19

Pedro Guerreiro/Agência Pará

O chefe do poder executivo paraense e outros chefes de Estado participarão, nesta semana, de uma reunião sobre o assunto em Brasília. “Na próxima terça-feira estarei em Brasília junto com diversos governadores. Vamos visitar o laboratório União Química, responsável pela produção da vacina Sputnik-V. A unidade no Brasil é habilitada junto ao laboratório russo Gamaleya. A intenção é dialogar, inclusive com a embaixada russa, para aquisição do imunizante para ampliar a vacinação em todo nosso Estado”, anunciou Helder Barbalho.

O governador paraense também afirmou no vídeo que a gestão estadual destinou fundos específicos para aquisição de imunizantes. “Já possuímos recursos garantidos para aquisição de até 3 milhões de vacinas para ampliar fortemente a cobertura no entorno do nosso Estado”, detalhou.

Sobre os avanços para continuidade da vacinação em território paraense, Helder afirmou ainda que, nesta semana, o Pará deve receber mais uma remessa de vacinas. Os imunizantes serão encaminhados aos municípios para ampliar a vacinação. 

Leia mais:

“Também quero anunciar que na quarta-feira deve chegar um importante lote de vacinas do Ministério da Saúde para que nós possamos ampliar cada vez mais a vacinação, e claro, os municípios possam cada vez mais rápido possível imunizar a nossa gente”, informou Barbalho.

Até agora, o Pará já recebeu cinco remessas de vacinas contra o novo coronavírus, totalizando 414.040 doses enviadas pelo MS ao Estado. O Estado é, atualmente, o 9º que mais vacina contra a Covid-19 no país, de acordo com dados divulgados neste final de semana pelo consórcio de veículos de imprensa.

O Pará deve receber 1,5 milhão de doses de imunizantes contra a Covid-19 até o dia 30 de março.(Agência Pará)