Correio de Carajás

Estado entrega mais de 200 títulos para agricultores de Marabá

Segurança jurídica, acesso a crédito e paz no campo são alguns dos benefícios dos títulos entregues pelo governador Helder Barbalho

Governador Helder com alguns dos agricultores titulados/ Fotos: Evangelista Rocha

Em uma grande ação de regularização fundiária realizada nesta quarta-feira (26), o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), entregou 202 títulos definitivos de propriedade para famílias de produtores agrícolas que moram em áreas rurais de dois municípios. Os documentos foram repassados pelo governador Helder Barbalho para moradores de Tailândia, na Região de Integração Tocantins, e de Marabá, na região Carajás.

O governador destacou inúmeras vantagens para os produtores rurais com a entrega dos títulos. “O que nós estamos dando aqui é título definitivo para a população. Ninguém mais tira de vocês. Esse documento é um patrimônio, que garante acesso a crédito e renda para cada família”, enfatizou Helder Barbalho.

“Todo o nosso trabalho foi realizado em parceria com as prefeituras. Nós entramos, fomos até as comunidades que produzem de fato, que fazem parte do agro, e hoje estamos realizando essas entregas”, informou Bruno Kono, presidente do Iterpa.

Leia mais:

Em Tailândia foram contemplados 162 agricultores, que produzem em sete comunidades: Borba Gato, Chumbo Grosso, Agrideste, Santa Luzia, Esmeralda, Pindorama e Nova Esperança. Um dos beneficiados é Arnaldo Paulinho de Alencar. Ele disse que com o documento em mãos vai buscar investimentos para melhorar a produção. “Eu agradeço ao governo do Estado porque vou poder ir até o banco conseguir recursos para plantar mais”, adiantou o produtor.

“Se nós tivermos que arregaçar as mangas, suar a camisa ou tirar a camisa, a gente tira. A regularização ambiental tem uma importância grandiosa. Vêm as licenças, a consciência e os financiamentos dos bancos. Além disso, vem o mote de fixar o homem na terra”, reiterou o prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper.

SEGURANÇA JURÍDICA

Em Marabá, os documentos foram entregues para 40 produtores rurais, como Agnel Leo, que trabalha com plantio irrigado de cacau, além de gado de corte. Ele destacou como a titularidade pode abrir portas para a melhoria dos negócios. “Com o título, nós temos um documento garantido pelo governo do Estado que me deixa muito seguro. Agora, temos projetos para conseguir maquinário e engordar os bezerros. Foi muito rápido o serviço do Iterpa”, garantiu.

Com a titularidade, o produtor pode conseguir crédito para investir na produção, além de buscar parcerias para desenvolver a agricultura familiar. Desta forma, o trabalhador rural obtém estabilidade no meio rural. O documento também reconhece, depois de anos de uso, o vínculo afetivo e material com a terra.

Para Helder Barbalho, os benefícios obtidos com a emissão de títulos trazem melhorias para as famílias produtoras e toda a sociedade. “A entrega dos títulos definitivos para produtores rurais, para a agricultura familiar, garante paz no campo, segurança jurídica, fortalecimento do agro paraense. Isso, certamente, incrementa cada vez mais o potencial paraense de produzir e crescer”, destacou o governador.

Previdência

Também em Marabá, o governador inaugurou a nova agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) na cidade, agora centralizada na Avenida Tocantins, no complexo Cidade Nova.

Na nova agência do Igeprev, o governador cumprimenta servidora

A agência será um polo para atendimento de mais de 1,3 mil segurados da Região de Integração Carajás, que abrange, além de Marabá, os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canãa dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

A unidade de Marabá é a sexta agência do instituto de previdência no interior. A primeira, em Castanhal, começou a funcionar em dezembro de 2021. A segunda, em Abaetetuba, a terceira, em Santarém, e a quarta, em Altamira, foram entregues no mês de abril. No dia 15 de junho, o Instituto inaugurou a quinta agência, em Capanema.

Com 343,44 metros quadrados, o edifício foi adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. A estrutura conta com quatro guichês, cinco salas para atendimentos em psicologia, assistência social e perícia médica, além de auditório para 14 lugares. O corpo funcional será composto por sete colaboradores.

Coletes

Em mais uma etapa dos investimentos nas forças de segurança, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou 113 coletes balísticos para o Departamento de Trânsito de Marabá, na região Sudeste. É a oitava entrega desses equipamentos, como parte da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp).

Coletes foram doados ao DMTU de Marabá pelo Estado

O novo colete, mais leve e confortável, garante mais confiança para os agentes desempenharem suas funções, ressaltou o governador Helder Barbalho, durante a entrega. “Seguimos trabalhando pela Segurança Pública juntamente com o Departamento de Trânsito, com novos itens. Avançando naquilo que eu sempre disse ao povo de Marabá, e do Pará: fazer um governo presente, que esteja cuidando. Onde estiver um paraense, que possamos estar lá trabalhando por ele”, enfatizou o chefe do Executivo. (Com Ag. Pará)