Correio de Carajás

Corrida “Passos que Salvam” chega à 7ª edição em Marabá

A última corrida “Passos que Salvam” foi realizada em 2019, com boa participação popular

Em sua 7ª edição, a campanha Passos que Salvam, acontecerá em Marabá no dia 6 de novembro. O evento beneficente é organizado em prol do Hospital do Amor, situado na cidade paulista de Barretos, e visa conscientizar a população sobre o câncer em crianças e adolescentes. A caminhada, que se transformou em corrida, recebe o nome de Corrida do Amor e mobiliza a população.

A ação social terá largada na Praça da Prefeitura “Osório Pinheiro”, a partir das 6h. O percurso será de 5km com chegada no mesmo local. Ao final, haverá a entrega de medalhas e troféu por categoria, além de um café da manhã e o trabalho de voluntários e grupos de corrida, que entregarão folders e falarão sobre o câncer infanto-juvenil através de encartes gráficos contendo todos os sinais e sintomas da doença.

A instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento oncológico já acolheu mais de 250 marabaenses. Somente no ano de 2021, foram 125 pessoas que residem no município e que se trataram contra variados tipos de câncer no hospital. E para continuar beneficiando essas pessoas a corrida também arrecadará fundos através da campanha, vendendo a camiseta por R$30 ou o kit (inscrição + camiseta + direito a medalha) por R$60.

Leia mais:

A coordenadora do Hospital do Amor em Marabá, Tânia Ribeiro, explica que o HA tem uma parceria com Hospital Norte americano Saint e o que se constata é que o diagnóstico quando é feito precocemente em países mais desenvolvidos, a taxa percentual de cura muda de 50% a 60%, como acontece aqui no Brasil, para 80% a 90%: “Para mudar essa realidade se faz necessário espalhar conhecimento, educando a população através de ações como essa”, diz ela.

A coordenação do Hospital do Amor em Marabá é dividida entre Tânia (à esquerda), Angélica Rangel (centro) e Cecília Fraga (à direita)

Tania também elucida que a razão de a corrida acontecer todos os anos no mês de novembro é em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que transcorre no dia 23: “Nosso trabalho é de formiguinha, mas é o princípio de tudo. Quanto mais conhecimento levamos à população, mais ajudamos a salvar vidas”, finaliza, acrescentando que, apesar da existência da internet e das diversas ferramentas digitais, a conscientização tenha se tornado um pouco mais acessível, ainda faltam muitos esclarecimentos, que ações como a campanha ajudam a trazer.

Para participar da corrida é preciso enviar um pix com o valor da camiseta ou do kit (o que você escolher) para [email protected] e em seguida, enviar o nome, RG, CPF, celular, grupo de corrida e tamanho da camisa para o número (94)81271399. (Thays Araujo)