A Escola Família Agrícola Jean Hébette, localizada no km 23 da Rodovia Transamazônica, sentido Itupiranga, lança nesta sexta-feira, dia 20 de maio, o primeiro livro de poesias e contos escrito pelos próprios alunos da instituição.
Junto ao evento de lançamento também terá o dia “D” Família na Escola, com uma programação repleta de atividades culturais e exposições de trabalhos dos alunos, durante todo o dia. A direção da EFA espera a participação de aproximadamente 200 pessoas, pois o evento também será aberto à comunidade.
“Iremos comemorar o dia “D” da Família na Escola com a nossa singularidade e especificidade e será um dia com muitas atividades como oficinas e a noite será o tão esperado lançamento do livro, pois era para ser feito em 2020 e atrasou devido a pandemia. Queremos convidar toda a comunidade para prestigiar esse momento, pois é uma escola do campo com trabalhos de nossos alunos”, informou Ederaldo Santos da Luz, Coordenador Pedagógico da EFA.
Leia mais:O livro “A Poética em Sala de Aula”, é uma produção dos próprios alunos da EFA, com a orientação da professora e poetisa Glécia Sousa, com participação de 128 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No livro, já consta trabalhos premiados dos alunos com o 1º, 2º e 3º lugar na categoria estudante do Prêmio Amazônica de Literatura de 2019.
O estudante Kayque Rodrigues, 17 anos, foi um dos participantes do projeto do livro e se diz emocionado pela participação. “Foi uma experiência maravilhosa, pois através do projeto da professora, pelo desenvolvimento da leitura fomos influenciados a desenvolver mais e penso em continuar sempre com a produção literária”, afirmou o estudante.
Idealização
A ideia do livro saiu após a professora Glecia Sousa, desenvolver junto aos alunos, um projeto de leitura e produção literária. As ações começaram ainda em 2017 e foi tomando maior proporção a cada participação dos alunos, além da melhora também na escrita.
De acordo com a educadora, muitos trabalhos dos alunos já estavam sendo inscritos em concursos literários em outras regiões e com bons resultados, consequentemente veio a ideia de publicar os trabalhos produzidos. O livro ficou pronto em 2020, no entanto, devido a pandemia, o lançamento foi adiado.
“A ideia partiu da necessidade da gente pensar em novas metodologias e nova práticas para incentivar os alunos com a leitura e a partir do momento que faziam as leituras incentivamos também a produção da escrita envolvendo também os alunos em novas dinâmicas e eles desenvolveram essa prática e foram 4 anos trabalhando em cima da leitura e da escrita. Escrevemos produções de todos os gêneros e aí surgiu a primeira coletânea”, explicou a educadora e poetisa Glecia Sousa.
Durante toda a semana a EFA Jean Hébette, se organizou para a recepção dos pais para o dia D da família na escola, com várias dinâmicas e atividades e, ao final, na programação da noite haverá uma grande festa para o lançamento da I Coletânea de Poesia e Conto dos alunos da EFA.
“A gestão foi atrás de recursos para a impressão do material e agora na próxima sexta a partir das 13 horas estaremos com essa programação especial”, informou Rafael Sousa Marques, Gestor EFA. (Victor Haor – Secom PMM)