Das dez cidades no Brasil que mais devem à União, quatro estão no Pará, porém, receberam cerca de R$ 15,6 milhões em emendas PIX empenhadas de janeiro a julho de 2023. Cametá, líder do ranking, Marituba, em segundo lugar, Almeirim e Moju somam, juntas, R$ 1.167,3 bilhão em dívidas. O cadastro de devedores é da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e inclui, também, débitos referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ainda assim, a inadimplência dos municípios não é impedimento de recebimento das transferências, mas, segundo estudos, um indicativo da má gestão financeira desses locais.
Força Nacional
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou por mais 30 dias o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a apoiar a Secretaria-Geral da Presidência da República em ações interagências na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Estado do Pará. Segundo portaria publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU), com a decisão, a atuação da FNSP vai durar até 22 de agosto.
Leia mais:Shows cancelados
A cantora Joelma, de 49 anos, suspendeu sua agenda de shows por tempo indeterminado após passar mal em apresentação no último dia 22 no sul do Pará. De acordo com o escritório que administra a carreira de Joelma, ela teve uma “recaída” e precisou, por questões médicas, se afastar dos palcos. “Neste momento preciso cuidar da minha saúde para poder voltar 100%. Obrigada por tudo! Amo vocês!”, diz um trecho do comunicado.
Shows cancelados II
A artista estava com a turnê “Isso é Calypso Tour”. No sábado, em Santa Maria das Barreiras (PA), a cantora teve que adaptar a apresentação em virtude do mal-estar. Nas redes sociais, a prefeitura da cidade agradeceu o comprometimento de Joelma. No início de julho, Joelma cancelou um show que faria na Expocrato após ser diagnosticada com gripe. A cantora vem enfrentando problemas de saúde desde que contraiu Covid-19 pela primeira vez. Foram ao menos cinco infecções pelo coronavírus confirmadas.
Postura
Ainda falando sobre show no Pará, o cantor Léo Santana deu o que falar nas redes sociais por sua apresentação no Festival de Verão de Barcarena, no domingo (23). Ele chamou uma mulher para subir no palco, para realizar o desafio ao cantar a sua música, porém, a situação que era para ser de descontração, virou uma constrangedora, e Léo Santana encerrou a participação antes da hora por conta de um gesto que o incomodou.
Postura II
Quando foi cantar a música ‘Posturado e Calmo’, o artista convidou algumas pessoas para subir ao palco, incluindo essa mulher. Porém, ela fez uma simulação de sexo oral com o microfone próxima a Léo Santana, ele viu de perto a situação que o incomodou e, na hora, ele parou o show e pediu respeito à esposa, Lore Improta. “Parou, parou, parou. Aí já é falta de respeito, eu sou casado, respeite a minha esposa. Por favor, obrigado pela participação, muito obrigado, vou chamar mais uma mulher aqui”, disse ele, enquanto a plateia apoiava o cantor.
Perigo nas estradas
Ao contrário do que ocorreu no terceiro final de semana das férias escolares nas rodovias federais do Pará, o balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal nesta segunda-feira, 24, aponta um número preocupante de vítimas fatais em acidentes registrados entre os dias 21 e 23 de julho nas BRs do Estado. Houve um total de 11 acidentes, sete deles considerado graves. Quinze pessoas ficaram feridas e quatro acabaram morrendo.
Perigo nas estradas II
Segundo a PRF, na sexta-feira (21), por volta das 15h25 ocorreu um acidente na BR-230, km 157, no município de Itupiranga (noticiado pelo CORREIO). Colisão transversal entre um veículo Trailblazer LTZ D4A, com emplacamento do município de Belém e um veículo Yamaha/Xtz250 Tenere, com emplacamento do município de Serra (ES). O condutor da motocicleta, que era participante de motoclube, morreu.
PRF
A Operação Férias Escolares da PRF realizou ainda a fiscalização de veículos e pessoas. Um total de 1.420 veículos foram abordados e 1.044 testes de alcoolemia foram realizados. As principais autuações foram alcoolemia, com 24 multas, condutores ou passageiros sem capacete (68), condutor e/ou passageiros sem cinto (24), criança sem cadeirinha (15) e outros 149 flagrantes de ultrapassagens indevidas.
PRF II
Ao todo, dez pessoas foram detidas, sendo uma por dirigir sob efeito de álcool e duas por tráfico de drogas. Por sinal, houve a apreensão de 84 quilos de cocaína e 21,69 m³ de madeira.
A operação prossegue até o final de julho, restando ainda mais um final de semana.