Na tarde desta quarta-feira (18) o CORREIO apurou que os idosos do Lar São Vicente estavam expulsos de seus cômodos na sede da instituição pela rápida subida das águas do Rio Tocantins, que ontem ultrapassou o nível de 12 metros. Com isso, todos os quartos e demais dependências foram inundados. A entidade não governamental tem sua sede quase à margem do rio na folha 6 da Nova Marabá. A reportagem esteve no local no meio da tarde e a cena era desoladora.
Os 28 idosos que ali residem foram retirados às pressas e levados para um espaço que fica na parte alta do terreno, logo na entrada e que tem apenas uma cobertura, mas não tem paredes laterais. Ali, foram amontoadas suas camas, guarda-roupas, poucos utensílios, entre outros. Até agora é o espaço onde devem conviver nos próximos dias, sem qualquer proteção a um temporal, por exemplo.
Segundo a coordenadora do espaço, Neusa Aventura de Farias, a equipe de voluntários correu com a mudança dos utensílios, com a ajuda de homens do Exército e teve que gastar R$ 1 mil com a adaptação do espaço com cabeamento de energia, pia, banheiro e caixa d’água.
Leia mais:Questionado pela Reportagem sobre o que o Lar São Vicente mais precisa agora, ela foi direta ao responder que de ajuda em dinheiro. Quanto mais apoio financeiro, ais vão conseguir dar algum conforto aos idosos nesse momento crítico.
SERVIÇO
O telefone de contato da entidade é: (94) 99138-0350. A conta para doações é no Banco do Brasil – Agência 8566-9 / Conta 2594-1.
(Reportagem: Josseli Carvalho)