O Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) em de Palestina do Pará realizou na última sexta-feira, dia 25, uma oficina com o tema: Manejo e Adubação de Pastagens na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Participaram 68 produtores rurais, agricultores familiares, técnicos e autoridades do município. A capacitação aconteceu durante todo o dia, totalizando uma carga horária de 8 horas.
O evento contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Palestina, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Apoio e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da parceria com a empresa Norte Agro. Os participantes da capacitação são dos projetos de assentamentos Conspel, Rio Mar, Açaizal, Angical, Embaubal, Viração, além de residentes da sede do município.
Foi realizada uma mesa de abertura com as autoridades e parceiros: prefeito eleito Márcio Folha, o vice-prefeito atual, César Nilton, o secretário Municipal de Agricultura, Adeuvaldo Pereira de Souza; a secretária municipal de Meio Ambiente, Edith Pereira de Sousa; a Gerente do Banpará Wethyla Carvalho; a gerente de Agronegócio do Sicredi, Silmara Faico; o vereador Luan Talles; e Josevaldo Rodrigues, da Norte Agro.
Leia mais:Márcio Folha afirmou que quer manter e ampliar a parceria com a Emater, por considerar estratégica para o desenvolvimento e geração de renda. “Vamos trabalhar juntos”, se comprometeu o novo gestor.
O instrutor da oficina foi o zootecnista Josevaldo Rodrigues Lima, especialista em bovinocultura e mestre em irrigação, com o apoio do engenheiro agrônomo Edynando Lima, da Emater. Foram abordados os seguintes temas: manejo e adubação de pastagens, coleta para análise de solo, com interpretação dos dados, demonstração de uma experiência de pastejo rotacionado. Houve prática na Fazenda Toca dos Coelhos, de propriedade Antonio Carlos Jorge de Oliveira, da comunidade Viração.
Antonio Oliveira avaliou como positiva a oficina, considerando uma oportunidade de mostrar o exemplo de pastejo rotacionado irrigado. “Isso é possível como alternativa no manejo de capim para alimentação dos animais”, disse ele.
Para o coordenador da Emater em Palestina do Pará, Edynando Fagério dos Santos Lima, o evento foi excelente, com uma temática já discutida em 2023, e que agora está dando continuidade. “Tivemos grande participação de agricultores, parceiros e a perspectiva de continuidade da parceria com a Prefeitura Municipal”, celebrou.
Na avaliação de Fernando Araújo, supervisor regional da Emater, encontrar alternativas e tecnologias para manejo de pastagens tem sido um dos desafios para os agricultores. “Ter pastos saudáveis é garantia de sucesso na atividade pecuária, portanto esta oficina oferece conhecimento de técnicas que vão contribuir com a alimentação dos animais. Com isso, a Emater cumpre sua função de extensão”, finalizou.