Correio de Carajás

Em missa com bispo da Diocese, cartaz do Círio 2021 é lançado

O cartaz oficial do Círio 2021 em Marabá e sua mensagem/Fotos: Pascom Divulgação

CATÓLICOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Evento marcou abertura do período do Círio deste ano e revela mensagem escolhida

“Ó Maria e José, fotalecei-nos na unidade da paz em Cristo”. Este é o tema do Círio Nossa Senhora de Nazaré em 2021 em Marabá. A mensagem consta no cartaz oficial da festividade católica que teve o seu lançamento no último dia 30 de maio, com missa no Santuário Nossa Senhora, na Folha 16. O bispo Diocesano, dom Vital Corbellini, presidiu a celebração, junto com o pároco, padre Peterson Maria.

Missa na noite de domingo marcou a apresentação

O templo, como tem sido normal durante esse período de pandemia, contou com número limitado de pessoas naquela noite, sendo o evento transmitido ao vivo, via redes sociais da igreja. Quem não pode acompanhar lá de dentro participou pelo menos do descerramento do letreiro com a imagem do cartaz, que fica na praça, logo em frente ao Santuário. Isso aconteceu após a missa.

“Este ano colocamos também São José, por que o papa Francisco colocou José como patriarca da igreja”, explicou dom Vital, destacando que tem, ainda, como significado, a presença da Sagrada Família na festividade.

Leia mais:
Bispo dom Vital e padre Peterson com membros da paróquia

O ato já faz parte da programação deste ano e conta como abertura do período do Círio, que passa agora por várias outras fases de organização e, mais tarde, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora por várias paróquias da Diocese.

A procissão principal do Círio de Marabá ocorre sempre no terceiro domingo de outubro, uma semana após o de Belém. A exemplo do último ano, devido à pandemia, o evento mais uma vez deverá se dar de forma alternativa, sem a multidão seguindo a berlinda da Catedral ao Santuário, mas uma romaria rodoviária.

Parte da equipe da Guarda da Santa sob o painel com o cartaz

DESCRITIVO

Segundo divulgou a igreja, o cartaz oficial do círio 2021 representa o ícone primário desta grande festa, por ser um meio de comunicação visual que é apresentando meses antes desta grande manifestação em preparação ao círio.

“Maria que concebeu pela força do Espirito Santo dá à luz a seu filho primogênito, e por meio dela a salvação entrou no mundo”.

O lírio branco aos pés de Maria representa a flor de São José, que brotou no seu cajado sendo como sinal aquele que foi escolhido para ser o esposo da Virgem Maria, os lírios rosas que envolve a virgem maria com o menino nos braços representam o lírio mimoso que dele se espalha o mais suave perfume, que ao lado do santo esposo a castidade resume.

A pomba branca com raios brancos traz a paz no Cristo ressuscitado derramando benção sobre toda a humanidade.

A corda com nó representa o ícone de fé dos romeiros de Nazaré e lá depositamos nosso nó de cada problema principalmente está pandemia que se espalhou no mundo, e pedimos a Virgem Maria que desate cada nó e traga a graça tão esperada para a humanidade.

“Ó virgem mãe amorosa, fonte de amor e de fé, dai-nos a benção bondosa senhora de Nazaré”. (Da Redação)

Comentários

Mais

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Marabá começa a vacinar a população com mais de 40 anos no sábado

Mais uma importante faixa etária, que representa grande parcela da população adulta em geral, será finalmente imunizada contra a covid-19…
Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Do tradicional ao moderno, Marabá é referência em festa junina

Fogueira, bandeirinhas, quadrilhas e roupas xadrez e floridas. Pelo segundo ano consecutivo o tradicional festejo junino que acontece por todo…
Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Sefa apreende 12.500 vidros de palmito

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em…
Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

Falta de médicos no HMM repercute na Câmara

A constante falta de médicos em plantões no Hospital Municipal de Marabá (HMM) foi o tema mais debatido na sessão…
Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

Lojas, escolas e até crossfiteiros capricham no arraiá de Parauapebas

O Dia de São João é comemorado nesta quinta-feira (24) e Parauapebas entrou com tudo no clima junino de diferentes…
Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

Prefeitura de Curionópolis lança o programa "Obras por toda a cidade"

A Prefeitura de Curionópolis lança, nesta quinta-feira (24), o programa “Obras por toda cidade”. A cerimônia acontece às 16 horas…