Correio de Carajás

Em Marabá: Após primeiro ano de conflito, Uber se consolida

Janiel foi um dos primeiros motoristas a se cadastrar no aplicativo Uber em Marabá/ Foto: Maria Carolina
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Logo depois de ter completado um ano de serviço em Marabá, a reportagem do Jornal Correio volta a entrevistar o motorista de Uber Janiel Braga, um dos primeiros a se cadastrar no aplicativo de transporte particular.

Muita coisa mudou nesses quase 400 dias, segundo motorista Janiel, entrevistado pelo Correio em 24 de novembro de 2017, dia em que o “app” começou a funcionar. O que mais chamou atenção dos motoristas em geral é a confiança que a população marabaense tem agora no Uber. Segundo Janiel, “antes as pessoas tinham medo porque era uma coisa nova, eu vi que o número de clientes mulheres aumentou consideravelmente, a maioria são mulheres que usam o aplicativo em Marabá”.

Ele completa: “Elas se sentem seguras em pedir pelo aplicativo, outras porque tem filho pequeno e ir pra parada de ônibus às vezes é difícil, ônibus demora, mototaxi não pode levar criança, às vezes mora longe da parada de ônibus e o Uber vai buscar na porta de casa”.

Leia mais:

Segundo o motorista, a quantidade de clientes do serviço aumentou muito nesse período e a concorrência com outros apps de transporte particular é tranquila.

Já em relação aos taxistas, principais rivais dos motoristas de Uber, os conflitos diminuíram e a relação ficou mais pacífica. Janiel, que já foi intimidado por um taxista, diz que ainda há os que não aceitam e os que já até aderiram ao aplicativo, se cadastrando e fazendo corridas por meio dele.

Janiel, que faz de 25 a 30 corridas por dia, disse que um dos problemas mais enfrentados pelos motoristas é em relação à quantidade de pessoas no veículo. “Várias vezes já cheguei no local e tinha cinco, seis pessoas pra levar, eles não querem contar crianças como pessoas, só que é contado como passageiro; se tiver três adultos e duas crianças, então tem um passageiro sobrando”.

Outro grande problema para os motoristas de Uber é o tempo de embarque do passageiro. “Às vezes o passageiro chama o carro e não está pronto pra viagem ainda, e a gente tem um limite de cinco minutos pra esperar, se nesse tempo o passageiro não aparecer, o aplicativo fica disparando perguntando porque que não iniciou a viagem”, explica.

O motorista aconselha o passageiro a estar pronto quando fizer a solicitação do veículo, evitando, assim, a multa de cancelamento que é o valor da corrida. (Adriana Oliveira)

 

 

Comentários

Mais

Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro

Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro

A farmacêutica Pfizer anunciou que aplicou as primeiras injeções para avaliar em humanos uma vacina contra a gripe utilizando RNA mensageiro,…
Embrapa lança o primeiro curso on-line sobre o cultivo do açaí em terra firme

Embrapa lança o primeiro curso on-line sobre o cultivo do açaí em terra firme

A Embrapa Amazônia Oriental disponibiliza a partir de quarta-feira (29) na  vitrine virtual e-Campo, o primeiro curso sobre o cultivo do…
Movimento ocupa escola à espera de auxílio da Prefeitura de Parauapebas

Movimento ocupa escola à espera de auxílio da Prefeitura de Parauapebas

Após uma reintegração de posse, realizada na última quinta-feira (23) em área próxima a nona fase de implantação do projeto…
Equatorial Pará realiza a troca de 100 geladeiras em Marabá

Equatorial Pará realiza a troca de 100 geladeiras em Marabá

A partir desta terça-feira (28), os moradores de Marabá, vão poder se cadastrar para concorrer a geladeiras novas e mais…
Pará recebe mais 190.710 mil doses de Pfizer nesta terça-feira (28)

Pará recebe mais 190.710 mil doses de Pfizer nesta terça-feira (28)

O Pará recebeu na madrugada desta terça (28) a 91ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da…
Assembleia: Encerrada com sucesso a 3ª edição do Forma Alepa

Assembleia: Encerrada com sucesso a 3ª edição do Forma Alepa

Com o compromisso de promover o conhecimento e a capacitação de prefeitos, vereadores e servidores públicos, a Escola do Legislativo,…