Correio de Carajás

Eleições: Escola O Pequeno Príncipe tem votação rápida na Nova Marabá

Fotos: Evangelista Rocha

Eleições: Escola O Pequeno Príncipe tem votação rápida na Nova Marabá

Um dos maiores locais de votação da Nova Marabá, na área da 23ª Zona Eleitoral, a Escola O Pequeno Príncipe, na Folha 32, é um dos pontos onde quase não há registro de filas nesta manhã de segundo turno das Eleições 2022.

Reportagem do Correio de Carajá passou pelo local e, em algumas salas, mesários até batiam papo, em plena tranquilidade, aguardando nova demanda de votantes.

Leia mais:

Em outros tantos pontos da cidade a realidade não é a mesma. As filas são grandes nas escolas Anízio Teixeira e Paulo Freire, Cidade Nova, grandes locais de votação.

Biometria

Cerca de 120 milhões de eleitores, número equivalente a 75% do eleitorado, foram identificados no primeiro turno das eleições pela biometria.

Apesar de ser utilizada desde 2008, a identificação biométrica virou polêmica nas eleições deste ano, após falhas na identificação e o trabalho de coleta das digitais que não tinham sido cadastradas anteriormente.

As medidas causaram filas e demora na conclusão da votação. Eleitores relataram ter ficado cerca de três horas na fila.

Com esse tipo de sistema, ao chegar à seção de votação, o eleitor apresenta documento com foto, título de eleitor ou o aplicativo e-Título para quem já tem biometria cadastrada. Em seguida, coloca a digital no aparelho que faz o reconhecimento, sendo liberado para votação na urna eletrônica.

De acordo com a Justiça Eleitoral, antes do uso da biometria, a identificação dos eleitores dependia exclusivamente do trabalho dos mesários que, por se tratar de intervenção humana, poderia ocasionar erros e fraudes na votação. (Da Redação)