A corrida eleitoral de 2020 terá quatro candidatos na disputa pela Prefeitura de Jacundá. Os nomes de Ismael Barbosa, Itonir Tavares, Capitão Rogério e Geane de Deus foram homologados nas convenções partidárias encerradas na noite de quarta-feira, 16.
O universo de eleitores do município de Jacundá, no sudeste paraense, teve uma redução em relação ao ano de 2016. A 69ª Zona Eleitoral perdeu 196 eleitores. Nas eleições deste ano, 34.460 eleitores estão aptos a votar. Em 2016 eram 34.656. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE) e compõem o perfil do eleitorado.
Dos 34.460 eleitores, 50,4% são do sexo masculino e 49,6% do sexo feminino. A estatística mostra ainda que a 69ª Zona Eleitoral tem 142 eleitores com alguma deficiência física. Desse total, existem 43 com dificuldade de locomoção, 41 visual e 33 auditiva.
Leia mais:De olho nesse eleitorado, as coligações partidárias lançaram quatro candidatos à Prefeitura de Jacundá. A primeira chapa a oficializar os nomes partiu da coligação formada pelos partidos PDT, Psol e PC do B, que lançou a ex-vereadora e educadora Geane de Deus candidata a prefeita e vice a empresária Zezé Pessoa do Vale. As duas são do PDT.
Os partidos PSL, MDB, PSC oficializaram o Capitão Rogério (PSL) na cabeça de chapa e Marilene Campos (MDB) como vice-prefeita. Ela é esposa do ex-prefeito José Martins de Melo Filho, o Zé Martins. Por sua vez, o hoje major PM Rogério Pereira ocupou o comando da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar do Pará, com sede na cidade de Jacundá.
A penúltima convenção, realizada na tarde de quarta-feira, 16, lançou o nome do empresário e ex-prefeito de Jacundá, Itonir Tavares (PL) e vice-prefeito o também empresário Celso Marco, o Chapolin (Pros). A coligação reúne PL, Pros, PT, Patriota, Republicanos, Avante e DEM.
O prefeito Ismael Barbosa foi declarado oficialmente candidato à Prefeitura de Jacundá durante a convecção do Podemos. A convenção do partido aconteceu na quadra de esportes do antigo colégio COC, e teve a participação dos partidos PSB e PSD. A vereadora Mariza Alves da Silva (PSD) é candidata a vice-prefeita, o que garante nessas eleições a participação de 50% de mulheres nas chapas majoritárias. (Antonio Barroso)