Correio de Carajás

Eleições

Durante a última Sessão Administrativa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, divulgou um balanço parcial do julgamento dos processos de registro de candidaturas já realizados até o momento pelo Regional. Os dados produzidos pelo Tribunal, através da tecnologia business intelligence (BI), mostra que o TRE do Pará recebeu 19.816 pedidos de registro de candidaturas. Desse montante, 4.717 processos já foram julgados e 286 impugnados, no prazo de 14 dias. Os julgamentos dos processos de registro de candidaturas seguem até o próximo dia 15 de setembro.

Eleições II

As Zonas Eleitorais 75 e 78, localizadas respectivamente nos municípios de Parauapebas, no sudeste do Pará, e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, já alcançaram a marca de 92% de seus processos de registro de candidaturas julgados.

Leia mais:

5G do Pará

A tecnologia 5G já foi implementada em 29 municípios do Pará, ou seja, todas essas localidades possuem o sinal liberado para acesso à internet, redes sociais, chamadas e aplicativos, uso bancário, entre outras possibilidades. Entre as cidades que receberam autorização para implementar o sinal da telefonia móvel estão Marabá, Ananindeua, Castanhal e Belém. A velocidade média de download está em torno de 450 Mbps, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

5G do Pará II

Em relação ao alcance do sinal, o raio das antenas gira em torno de 1,5 km a 5 km, dependendo da localização, das condições de instalação e posição de cada antena. Elas devem estar a uma distância de 300 metros entre si.

Susto no ar

Um avião que levava o governador do Pará, Helder Barbalho, sofreu um incidente e precisou fazer um pouso forçado em Tucuruí, sudeste paraense, na manhã do último sábado (31/8). O governador estava acompanhado do seu filho, Helder Filho e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Chicão. Apesar do susto, todos estão bem. O governador voava em avião particular para cumprir agenda política. A comitiva seguiu com a agenda de trabalho na região. Em um vídeo, Helder Barbalho apareceu ao lado do filho e detalhou o ocorrido. O governador também agradeceu pelo carinho e orações.

Morto no bar

O lutador de MMA e professor Albino Negrão foi assassinado dentro de um bar em Ananindeua, no Pará, neste fim de semana. A vítima foi surpreendida pelo suspeito, que efetuou os disparos. Uma segunda pessoa ficou ferida no momento do ataque. Ainda não se sabe se a pessoa socorrida estava com o lutador ou se era um cliente. A motivação do crime está sob investigação. O autor dos disparos fugiu.

Católicos

Reunindo muitos fiéis, o VII Simpósio de Mariologia aconteceu neste sábado, 31, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16 (Nova Marabá). O evento, realizado anualmente, marca a abertura oficial do Círio 2024 em Marabá. Aberto aos fiéis de todas as comunidades, o momento de fé e devoção contou com a participação do bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, e dos missionários da Comunidade Canção Nova: a cantora Salete Ferreira e o músico Sebastião Prudente, que vieram exclusivamente para o evento.

Em Marabá

Será nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, às 19h30, a palestra com a presenta do ex-ministro Aldo Rebelo, em Marabá. Ele é convidado da Associação dos Criadores do Pará (Acripará). Na ocasião, o palestrante também lança o livro “Amazônia: A Maldição de Tordesilhas/500 anos de Cobiça Internacional”. O evento será no auditório do Inacio’s Plaza Hotel, na Rod. Transamazônica, na Nova Marabá.

Falso sequestro

A Polícia Federal desvendou um caso de falsa comunicação de crime envolvendo um candidato a vereador no município de Iguatu (CE), que alegou ter sido vítima de sequestro. Após investigação, as autoridades confirmaram que o candidato simulou o próprio sequestro no sábado (31/8). A apuração teve início quando o candidato reportou o suposto crime às autoridades locais, alegando que havia sido s3qu3strado por uma organização criminosa. A notícia se espalhou rapidamente, gerando grande repercussão nas redes sociais e na imprensa, com uma série de informações falsas alimentando a narrativa.

Falso sequestro II

Vazou a informação de que o político é: Eliomar Cardoso (PT), de 35 anos. Ele pode ter a candidatura cassada. O candidato, técnico em enfermagem, chegou a aparecer nas redes sociais com mãos, pés e pescoço amarrados com arame farpado.