Correio de Carajás

Eleição mantém Tião com base fortalecida na Câmara

Aerton Grande, vice-campeão de votos, está na conta de partido que apoia Tião Miranda
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O novo catálogo de vereadores que assumirão a Câmara Municipal de Marabá (CMM) em 1º de janeiro próximo está no mínimo interessante, trazendo, na maioria, figurinhas carimbadas, e alguns rostos novos. No total, se reelegeram 11 candidatos e os outros 10 se dividiram entre iniciantes e personalidades que já tiveram mandatos alguns anos atrás na Casa de Leis do município. O prefeito reeleito, Tião Miranda, poderá contar com 13 nomes que fazem parte de sua base aliada, porém, oito deles farão com que o gestor fique vigilante ou dialogue com eles.

Os reeleitos para os próximos quatro anos são: Márcio do São Félix (PSDB), Dra. Cristina Mutran (MDB), Tiago Koch (PSD), Pedrinho Corrêa (DEM), Beto Miranda (PSD), Miguelito (PDT), Alécio da Palmiteira (PDT), Cabo Rodrigo (REPUBLICANOS), Ilker Moraes (MDB), Pastor Ronisteu (PTB), e Marcelo Alves (PT).

Já os novos rostos que ocuparão cinco cadeiras da CMM são: Aerton Grande (SOLIDARIEDADE), Fernando Henrique (PSC), Frank do Jardim União (SOLIDARIEDADE), Raimundinho do Comércio (PL), e Dato do Ônibus (PSL). Os vereadores que retornaram ao cargo, depois de passar algum tempo sem mandato são: Ronaldo da 33 (SOLIDARIEDADE), Elza Miranda (PDT), Coronel Araújo (MDB), Vanda Américo (CIDADANIA), e Eloi Ribeiro (REPUBLICANOS). Mas Coronel Araújo e Dra. Cristina Mutran já mantêm diálogo com Tião e deverão aninhar-se na base aliada do prefeito.

Leia mais:

Dois dos novos vereadores já fizeram parte da gestão Tião Miranda, sendo Vanda Américo, comandando a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), e Eloi Ribeiro à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Além desses dois nomes, Tião poderá contar com alguns dos reeleitos para tocar sua gestão e demais projetos que não foram executados ou finalizados no atual mandato.

Apesar disso, há candidatos que ficarão de olhos bem abertos a cada passo do prefeito das praças, analisando apenas pela relação dos partidos. É arriscado dizer quais deles sucumbirão à gestão, mas a população poderá contar com vereadores que entrarão na peleja contra alguma proposta que seja controversa, como a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da educação, em 2017. (Zeus Bandeira)

Confira abaixo a relação dos vereadores que fazem parte da base aliada do governo municipal e os que não são (ainda), em ordem alfabética:

BASE ALIADA

Aerton Grande (SOLIDARIEDADE)

Alécio da Palmiteira (PDT)

Beto Miranda (PSD)

Cabo Rodrigo (REPUBLICANOS)

Eloi Ribeiro (REPUBLICANOS)

Frank do Jardim União (SOLIDARIEDADE)

Marcelo Alves (PT)

Márcio do São Félix (PSDB)

Miguelito (PDT)

Pedrinho Corrêa (DEM)

Ronaldo da 33 (SOLIDARIEDADE)

Tiago Koch (PSD)

Vanda Américo (CIDADANIA)

OPOSIÇÃO OU AINDA NÃO DEFINIU

Coronel Araújo (MDB)

Dato do Ônibus (PSL)

Dra. Cristina Mutran (MDB)

Elza Miranda (PTB)

Fernando Henrique (PSC)

Ilker Moraes (MDB)

Pastor Ronisteu (PTB)

Raimundinho do Comércio (PL)

Comentários

Mais

Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar um incidente no último fim de semana. A…
Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

A diminuição de diversas estimativas de gastos obrigatórios criou espaço no teto federal de gastos e fez o governo desbloquear…
Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

O ministro da Economia Paulo Guedes voltou a defender uma reforma tributária ampla. Durante debate sobre a reforma do Imposto…
Senador Ciro Nogueira assumirá comando da Casa Civil, diz presidente

Senador Ciro Nogueira assumirá comando da Casa Civil, diz presidente

O presidente Jair Bolsonaro confirmou hoje (22) que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) vai assumir a Casa Civil da Presidência…
Bolsonaro reafirma que vetará fundo eleitoral de 2022

Bolsonaro reafirma que vetará fundo eleitoral de 2022

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na noite desta terça-feira (20) que vetará o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso…
Presidente Bolsonaro indica Aras para novo mandato na PGR

Presidente Bolsonaro indica Aras para novo mandato na PGR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (20) que indicou o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo…