Correio de Carajás

Educação de Marabá perde o histórico ‘Professor Gil’

A família confirmou nesta quarta-feira (13), por volta das 17 horas, o falecimento de Gildemar Pereira dos Santos, aos 58 anos, vítima de parada cardíaca. Ele era muito conhecido em Marabá como professor ‘Gil’, educador que participou do encaminhamento de várias gerações de estudantes na rede local de educação.

Gil era natural de Palestina, povoado do município de Altamira do Maranhão, mas foi criado em Marabá, onde chegou aos 5 anos. Ele completaria 59 anos no sábado, dia 16 de abril. Não tinha filhos biológicos, mas criou cinco filhos de uma irmã falecida e também os descendentes destes. Ele também era histórico morador da Folha 27.

O educador tinha licenciatura Plena em Pedagogia, pela em Universidade Regional do Cariri; cursou também Sociologia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), além das formações em História e Psicologia. Estava na rede pública do Município desde 1987.

Leia mais:

Ele trabalhou normalmente até a data da sua morte, como professor da Escola Municipal Inácio de Souza Moita, no Km 7 e também como diretor da Escola Estadual Luzia Nunes Fernandes. Ele também lecionou por anos nas importantes escolas Plínio Pinheiro, Martinho Motta Da Silveira e Jonathas Pontes Athias.

Queda e morte
Segundo o radialista Leverson Oliveira, sobrinho de Gildemar, uma queda de uma cadeira provocou pancada na cabeça e exigiu a internação do homem às pressas no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Uma vez internado, houve quadro de convulsão e uma parada cardíaca, a qual ele não resistiu.
Ainda não há confirmação sobre o local do velório. O sepultamento deverá ocorrer no período da tarde, nesta quinta-feira (14). (Da Redação)