Correio de Carajás

Educação: Assembleia unificada aprova 48 horas de greve

Educação: Assembleia unificada aprova 48 horas de greve

Durante Assembleia Geral Unificada, realizada no último dia 20, na Unidade II da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estudantes, professores e técnicos tomaram algumas decisões importantes, entre elas a adesão à paralisação nacional de 48 horas, que será nos dias 2 e 3 de outubro. Além disso, o programa “Future-se” foi rejeitado por unanimidade.

Na assembleia, as três categorias fizeram amplo debate de temas ligados ao corte de verbas da educação, o projeto “Future-se” e os encaminhamentos para fortalecer a mobilização da sociedade em defesa da Unifesspa.

Além de rejeitar, integralmente, o “Future-se”, a Assembleia Unificada decidiu fazer uma convocação de uma reunião do Conselho Universitário (Consun), no prazo de 30 dias, para debater e deliberar sobre o programa, que é vendido pelo governo federal como a salvação para o ensino superior no País, mas é visto pela universidade como uma forma de acabar com a autonomia da instituição, além de colocar em xeque o acesso gratuito à universidade.

Leia mais:

GREVE NACIONAL

Sobre a paralisação de 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro, vale dizer que a greve nacional está sendo convocada pela União Nacional de Estudantes (UNE), pela Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (FASUBRA) e pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES).

A Assembleia Unificada foi conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (SINDTIFES), Diretório Central de Estudantes (DCE) e Sindicato dos Docentes da Unifesspa (SindUnifesspa).

“Ciência na Praça” apresentou projetos acadêmicos para a comunidade

CIÊNCIA NA PRAÇA

Desde que a universidade começou a ser alvo de corte e bloqueio de recursos, algumas iniciativas têm sido tomadas no sentido de aproximar a instituição da comunidade onde está inserida. Uma dessas medidas é o projeto Ciência na Praça, que já realizou duas edições. A última delas aconteceu no domingo (22).

O evento ocorreu na manhã do domingo (22), na Feira da Folha 28 (Nova Marabá), em frente à Unidade I da Unifesspa. Ali também participam estudantes e professores da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA). O evento contou com a presença de docentes, técnicos e acadêmicos que apresentaram trabalhos científicos. (Chagas Filho)