Correio de Carajás

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Foto: Dado Ruvic/Reuters

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o novo coronavírus. Em uma entrevista coletiva a gestão informou que a prioridade, é atender os idosos acima de sessenta anos com ou sem comorbidades, além dos profissionais da saúde e educação da rede pública e privada que ainda não tomaram a primeira dose. Outras 1085 vacinas serão aplicadas nos servidores da rede municipal de ensino.

O dia D será neste sábado (19) nos postos de saúde da cidade e vai acontecer das 8h às 17h. “É importante que as pessoas se dirijam às unidades onde são cadastradas, levem CPF, Cartão do SUS e sendo trabalhador não esquecer do comprovante de vínculo ativo como um contra-cheque atual, por exemplo”, explicou Douglas Pacheco, Coordenador de Vigilância em Saúde do Município.

A Coordenação de Vigilância em Saúde da prefeitura fez alguns alertas. Quem se vacinou contra a gripe tem de esperar 14 dias para poder receber o imunizante contra o Covod-19. A mesma regra vale para quem estiver com os sintomas da doença.

Leia mais:

A conta gotas

De janeiro a junho de 2021, Canaã dos Carajás aparece entre os municípios que menos receberam vacinas contra o covid-19 no Pará perdendo para cidades como Portel no Marajó, uma das mais pobres do Estado que foi atendido com 22.085 doses. Para se ter uma ideia, das 3.637,280 imunizantes entregues pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado, a cidade do minério recebeu menos de 12 mil unidades para uma população que chega a mais de 55 mil habitantes”. Para o governo federal, a distribuição das vacinas se dá pelo último censo do IBGE e não pela demanda do Sistema Único de Saúde. Em Canaã a população cresceu nos últimos anos e não houve nova pesquisa, explica Dayane Celestrini, secretária municipal de saúde.

DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS

Segundo o Governo Federal, desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde já enviou mais de 110 milhões de doses de vacina contra o Covid-19 aos Estados. Só em maio deste ano foram distribuídos 33 milhões de imunizantes. Em média a entrega das vacinas acontece a cada 48 horas, tornando o Brasil o quarto país no mundo em número de doses aplicadas. A distribuição é tripartite. O Ministério da Saúde recebe os carregamentos e repassa aos Estados que encaminham, por ordem de prioridade, aos municípios.

Em Canaã dos Carajás, o último boletim epidemiológico mostra que o número de mortos por covid-19 chegou a 105 vítimas. (Nyelsen Martins)