Esta semana, um fato inusitado se registrou em Marabá: dois homens foram presos porque estavam colocando em risco a circulação do trem na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Sem ter o que fazer, a dupla colocou uma chapa de ferro em cima do trilho do trem, o que poderia ter causado descarrilamento, caso a composição ferroviária passasse pelo local.
Os presos foram Burnno Viana de Sousa, de 24 anos, e Rodrigo Ramos Marceli de Carvalho, de 20. Eles foram autuados por perigo de desastre ferroviário, mas, após serem ouvidos em audiência de custódia, ganharam Alvará de Soltura do Poder Judiciário, sob o compromisso de cumprir várias obrigações, entre elas permanecer distantes pelo menos 100 metros da linha férrea, sob pena de decretação de prisão preventiva.
Segundo o delegado Vinícius Cardoso, da Polícia Civil, os suspeitos foram presos à altura do São Félix Pioneiro por agentes da empresa que faz a segurança da linha férrea e patrulhavam a área quando avistaram a dupla. Inicialmente se imaginou que os dois poderiam estar no local para furtar combustível do trem, como tem sido muito comum ultimamente, mas não era nada disso. Era pior.
Leia mais:Ainda de acordo com o delegado Vinícius, os dois suspeitos comentaram que estavam se divertindo nas margens da ferrovia, quando viram a chapa de ferro e decidiram colocar o pedaço de metal sobre os trilhos, por brincadeira, para ver o que acontecia. (Chagas Filho e Evangelista Rocha)