Correio de Carajás

Do likezinho à vitória, Tião já é o prefeito com mais mandatos em Marabá

Tião Miranda e seu vice Luciano Dias com likezinho que marcou sua campanha nos últimos 45 dias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com sua reeleição neste domingo, dia 15 de novembro, Sebastião Miranda Filho, o Tião Miranda, acaba de ultrapassar o lendário João Anastácio de Queiroz em anos à frente da Prefeitura de Marabá. Queiroz governou Marabá por longos 14 anos, separados em quatro mandatos. Agora, com o mesmo número de mandatos, Tião tem a oportunidade de tornar-se o mais longevo à frente da PMM ao final de 2024, quando encerra o mandato que acaba de conquistar nas urnas.

Embora os dois tenham o mesmo número de mandatos, em duas ocasiões, na década de 1920, João Anastácio cumpriu dois mandatos de três anos como intendente nomeado pelo governador do Pará. No terceiro, também como intendente, de 1923 a 1930, ele ficou no cargo de forma ininterrupta. O quarto e último mandato de Queiroz foi entre os anos de 25 de janeiro de 1943 a 1º de janeiro de 1945, desta vez como interventor municipal nomeado pelo interventor estadual Joaquim de Magalhães Cardoso Barata.

O terceiro com maior número de anos à frente da Prefeitura de Marabá foi Haroldo da Costa Bezerra, que governou Marabá pela primeira vez entre 2 de fevereiro de 1974 a 11 de março de 1979, como prefeito nomeado, e depois entre 1993 a 1996, agora eleito pelo voto popular. Ao todo, Haroldo ficou dez anos à frente da PMM.

Leia mais:

Mas Tião já é campeão, também, de votos na história de Marabá. Ele deve ultrapassar os 70 mil sufrágios, marca que não foi alcançada por nenhum outro eleito na cidade. João Salame, 56.392 votos. Quatro anos antes, em 2008, Maurino Magalhães fora eleito com 45.963.

Voltando a Tião Miranda, na campanha que o levou à reeleição, ele apareceu dezenas e dezenas de vezes em vídeo para redes sociais pedindo um “likezinho”, expressão popularizada no Facebook que simboliza que a pessoa curtiu determinada postagem. A palavra passou a ser símbolo de toda a campanha, até porque o candidato se expôs muito pouco nas ruas, se comparado com seus concorrentes.

Até este domingo, dia 15, quem estava com mais seguidores no Facebook eram os seguintes, nesta ordem: Toni Cunha com 24.300 seguidores; Irismar Melo 7.400; Dr. Veloso com 4.200; e Rigler Aragão com 2.300.

No Instagram, a segunda rede social mais acessada pelos marabaenses, Tião Miranda tem 15.400 seguidores; Toni Cunha 10.800; Dr. Veloso com 2.200; Irismar Melo com 2.100; e Rigler Aragão 1.100.

O prefeito reeleito passou o final de semana em casa. Saiu apenas para votar por volta de 13 horas deste domingo e retornou. Ele é aguardado por correligionários logo mais, no comitê de Pedrinho Corrêa, na VP-8, próximo à Fundação Casa da Cultura de Marabá. De lá, segundo sua assessoria, Tião segue para a Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, seu reduto eleitoral mais afetivo, ao lado do vice-prefeito eleito, Luciano Lopes Dias. (Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (26) amplia a lista de produtos médicos, hospitalares e de higiene cuja…
Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar um incidente no último fim de semana. A…
Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

A diminuição de diversas estimativas de gastos obrigatórios criou espaço no teto federal de gastos e fez o governo desbloquear…
Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

O ministro da Economia Paulo Guedes voltou a defender uma reforma tributária ampla. Durante debate sobre a reforma do Imposto…
Senador Ciro Nogueira assumirá comando da Casa Civil, diz presidente

Senador Ciro Nogueira assumirá comando da Casa Civil, diz presidente

O presidente Jair Bolsonaro confirmou hoje (22) que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) vai assumir a Casa Civil da Presidência…
Bolsonaro reafirma que vetará fundo eleitoral de 2022

Bolsonaro reafirma que vetará fundo eleitoral de 2022

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na noite desta terça-feira (20) que vetará o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado pelo Congresso…