O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a construção de três pontes de concreto no Pará. As equipes da autarquia atuaram entre os municípios de Brasil Novo e Medicilândia com serviços que visam a substituir as antigas estruturas de madeira. Com a conclusão do empreendimento, os usuários podem trafegar pelo trecho pavimentado sem a necessidade de utilizar desvios ou pontes de madeira.
As novas estruturas, construídas para realizar a travessia sobre os rios Penetecal I, Penetecal II e Seiko, devem possibilitar uma ligação mais segura aos municípios que cortam a rodovia. Além disso, permitem um avanço na mobilidade rodoviária e contribuem para um melhor escoamento da produção regional.
A BR-230, mais conhecida como Transamazônica, é considerada a rodovia mais longa do país. As novas pontes oportunizam um acesso mais seguro ao município de Medicilândia, o maior polo produtor de cacau da Amazônia. A cidade, que carrega no nome uma homenagem ao ex-presidente Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), está no rol das melhores amêndoas do Brasil e atrai fabricantes nacionais e estrangeiros de chocolates finos.
Leia mais:Em balanço, o órgão executivo lista a entrega de 36 pontes de concreto ao Pará. Elas estão situadas sobre os rios Anapu, Pilão, Praiado, Jacuba, São Benedito, Puraquer, Panelas, Jacurú, Pacal, Butica, Cachimbo, Traíra, Águas Lindas ou Aparecida II, Aparecida I, Atacadão ou Buriti, Arataú, Jacarezinho, Jacaré, Aruanã, Lajeado, Uruará, Araras, Curuauna II, Curuauna I, Muiraquitã, Kiri Kiri, Macanã, Jurupai, Curuatinga, Peruda, Boiaçu, Itapacurazinho e Samurai, Penetecal I, Penetecal II e Seiko. (Com Comunicação DNIT)