Correio de Carajás

Círio de Marabá sem corda e romeiros neste ano

Visando a preservar a saúde dos fiéis ante a pandemia da covid-19, a Diocese de Marabá resolveu alterar o formato do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2020. Neste ano, a tradicional procissão que mobiliza milhares pelas principais vias da cidade será substituída por um cortejo de veículos transmitido por meio da internet. Rádios e emissoras de televisão devem aderir à proposta com coberturas próprias da grande manifestação de fé.

Em contato com o CORREIO, o bispo dom Vital Corbellini argumenta que a medida foi tomada pela diretoria da diocese haja vista o respeito às medidas de prevenção à covid-19. “O 40º Círio de Nossa Senhora de Nazaré será divulgado pela internet, rádio e TV. Nós pedimos para que as pessoas cuidem da saúde. É o tempo de cuidarmos uns dos outros. Não pode haver aglomerações”, sustenta.

O religioso enfatiza que a família será ainda mais importante nesta edição da festa de fé. “O Círio em família, onde você, estando em casa, poderá acompanhar pelos meios de comunicação sociais o nosso louvor. Queremos proteger a vida. Fique em casa”, pede.

Leia mais:

Mesmo com a transmissão na internet, o bispo garante que os romeiros que tiverem interesse e disposição poderão acompanhar o cortejo em seus veículos. “Poderão fazer desta forma, evitando as aglomerações. Queremos evitar as aglomerações, as pessoas nas ruas. Ajudar a defender a vida é essencial, mas o ideal mesmo é ficar em casa”, insiste ele.

O tema da edição deste ano é “Maria, ajudai-nos a defender a vida”. O cartaz foi divulgado em missa virtual ocorrida no fim de maio. A festa, que é hoje a maior manifestação católica do sul e sudeste do Pará, acontece há quatro décadas no município ao terceiro domingo de outubro. Dom Vital prevê alta adesão dos fiéis ao Círio virtual. “Com Maria na frente, será um sucesso”, finaliza.

Multidão agora deve acompanhar a festa de casa

CÍRIO EM BELÉM

Já quanto à realização da maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré em Belém, a dúvida segue, devido à tradição de milhões de participantes. Mediante o retorno dos serviços prestados à população paraense, a Arquidiocese de Belém, por meio da Diretoria da Festa de Nazaré, vem trabalhando para garantir a realização do evento.

Recorrendo a um comunicado, a organização do evento informou que o anúncio oficial sobre a forma como será realizado o Círio 2020 ocorrerá no dia 6 de agosto. A divulgação será feita pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, que contará também com o posicionamento da Diretoria da Festa sobre o assunto.

A decisão sobre se haverá ou não o Círio de Nazaré neste ano deve acontecer após parecer técnico-cientifico da Comissão Especial de Análise da pandemia da covid-19, instituída para orientar a decisão sobre o evento.

Belém também pode aderir ao novo formato, mas martelo só será batido no próximo mês

SOBRE A COMISSÃO

A Comissão Especial de Análise da pandemia da covid-19 foi criada com o objetivo de avaliar a evolução da doença em Belém e na Região Metropolitana. Essa avaliação deve ocorrer pela coleta de dados, exame de estudos e artigos técnicos e interpretação de projeções estatísticas, visando a elaborar um parecer técnico sobre a realização da festa.

Tradicionalmente, o Círio de Nazaré acontece todos os anos no mês de outubro, e desde que foi realizado o primeiro evento em 1792, desde então as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré nunca mais pararam.

O traslado consiste no primeiro percurso feito pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio. A imagem segue em cima de um automóvel, da Basílica de Nazaré até a Igreja de Nossa Senhora das Graças (igreja matriz), que fica em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. (Vinícius Soares)