No final da tarde desta quarta-feira (25), agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), de Marabá, com apoio da Polícia Militar, fizeram mais uma Blitz na cidade. O local das abordagens foi a entrada da Marabá Pioneira. Objetivo da ação é tirar de circulação veículos que estão com algum tipo de pendência, como Licenciamento atrasado, e também pessoas sem Habilitação ou que conduzem de forma inadequada colocando outras vidas em risco; além de coibir também algum outro tipo de crime.
De acordo com Luiz Mulato, chefe de operações do DMTU, o condutor não habilitado que for flagrado estará cometendo uma infração de trânsito, mas se, além disso, ele tiver colocado em risco a vida de alguém por dirigir com imperícia ou imprudência, é considerado crime de trânsito.
No caso do veículo flagrado com licenciamento atrasado, Mulato explica que é gerada uma notificação, o veículo é removido ao pátio de retenção até sanar a irregularidade.
Leia mais:Perguntado sobre a prática que algumas pessoas têm, de avisar os locais e horários de realização de Blitz em grupos de WhatApp e outras redes sociais, Mulato foi taxativo: “É crime”.
Segundo ele, quem faz isso pode até achar que está ajudando as pessoas, passando esse tipo de informação, mas na verdade está prejudicando a sociedade de modo geral. “Com isso, pessoas que comentem delitos, como assalto ou outro crime, passam a ter esse tipo de informação e acabam se esquivando da fiscalização e transitando ilesos por aí cometendo diversos crimes”, explicou.
Também ouvido pela reportagem do Jornal CORREIO, o capitão Paulo Renato, da Polícia Militar, disse que o papel da PM nessas Blitzen é dar apoio ao DMTU e que a grande finalidade é diminuir os índices de criminalidade, com maior presença de efetivo policial nas ruas da cidade. “Quanto mais operações, menos índice de roubos”, afirma o oficial.
A reportagem também conversou com condutores que foram abordados na Blitz. Entre eles, o vendedor Carlos dos Santos disse que dá todo apoio a esse tipo de operação. “A Blitz é uma ação bem-vinda dos órgãos de trânsito. Quem anda direitinho não tem o que temer”, assegura.
Outro condutor entrevistado foi Lucas de Souza Beckman. Segundo ele, as barreiras móveis das autoridades moralizam o trânsito na cidade. “Muita gente que anda errado, por isso é bom ter Blitz pra coibir”, opina, acrescentando que há muita moto roubada em Marabá, de modo que as Blitzen podem contribuir para recuperar esses veículos. (Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)