Começou nesta manhã, quinta-feira (29), no auditório da Faculdade Metropolitana, a 7ª Conferência do Plano Diretor Participativo de Marabá, principal mecanismo legal voltado às políticas de desenvolvimento e expansão urbana, levando em consideração tanto a ocupação do solo quanto outros interesses coletivos, como meio-ambiente e preservação da memória, por exemplo.
O evento está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Controle e segue até amanhã, sexta, dia 30. As inscrições para participação foram abertas pelo link e na Secretaria Municipal de Planejamento e Controle.
O tema da conferência é “A Cidade como um bem comum: Plano Diretor e as Diretrizes Gerais do Planejamento Urbano” e é destinada à população em geral, agentes públicos, sociedade civil – organizada ou não – e público acadêmico.
Leia mais:Durante a conferência será divulgado o Plano Diretor Participativo de Marabá, aprovado em 2018, e debatidas as diretrizes para implementação da Política Urbana Municipal e a eleição dos membros do Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo pertencentes a sociedade civil para o próximo biênio.
Além disso, deve se discutir o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentamento dos problemas relativos à política urbana em Marabá.
A discussão será dividida em quatro eixos: Acessibilidade: cidades inclusivas; Cultural: identificação e manutenção do patrimônio histórico, cultural e simbólico; Estruturação urbana: racionalização da ocupação tendo como base a capacidade de suporte urbano e; Meio Ambiente e Cidadania: implementação de políticas de arborização no planejamento urbano. (Luciana Marschall – com informações de Ascom/PMM)