Por meio de videoconferência, agendada para as 9h30 da manhã desta quinta-feira, 24, acontece o interrogatório e qualificação do agente do DETRAN, Diógenes Samaritano, acusado de assassinar a companheira dele, Dayse Dyana Sousa e Silva, na cidade de Parauapebas, em 31 de março deste ano.
A audiência será feita por meio de videoconferência porque o acusado está preso no Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (CRECAN), na zona metropolitana de Belém. O depoimento ficará gravado em mídia e integrada ao inquérito.
Depois dessa fase, caso o Poder Judiciário julgue necessário, serão realizadas as diligências complementares, conforme previsto no Artigo 402 do Código de Processo Penal (CPP). A fase seguinte são as alegações finais, depois a decisão de pronúncia ou impronúncia do réu e, se não houver recursos, será marcada a data para o acusado sentar no banco dos réus, caso ele seja mesmo pronunciado.
Leia mais:Além do interrogatório de Diógenes, será realizada também a oitiva de uma testemunha, o primeiro advogado que ele constituiu, Rodrigo Matos, que foi praticamente a primeira pessoa com quem o acusado conversou logo depois da morte de Dayse Dyana, por isso a Justiça entende ser importante tomar o depoimento do profissional.
Atuando na condição de assistente de acusação, o advogado Ricardo Moura, de Marabá, participa da audiência. Ele espera que durante a audiência Diógenes finalmente dê sua versão sobre o bárbaro crime, pois até o momento ele vem se mantendo em silêncio, algo que ainda pode acontecer nesta audiência. (Chagas Filho)